, Petrusemmanuelferreiravieira. Ensino e aprendizagem de astronomia com o scratch. Anais II CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/28458>. Acesso em: 23/12/2024 05:00
Esta pesquisa tem o propósito de explorar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para o ensino e aprendizagem de Astronomia no Ensino Básico, com ênfase no uso de um programa computacional gratuito chamado Scratch. O trabalho foi desenvolvido segundo a teoria de aprendizagem de D. Bob Gowin. O Scratch foi empregado no tratamento de conceitos básicos referentes à Astronomia, como as estações do ano, os solstícios e equinócios, o sistema Sol-Terra-Lua, etc., com o objetivo de preparar os alunos do ensino básico para os exames da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e do Exame Nacional do Ensino Médio. Foram aplicados questionários pré e pós-teste com intuito de identificar os ganhos de aprendizagem com o uso do Scratch.