Se tratando do ensino de Zoologia dos invertebrados, buscou-se nesse trabalho verificar o quanto a utilização de cartilhas como recurso didático pode ajudar na compreensão e desmistificação dos conteúdos referentes à Zoologia dos invertebrados (Artrópodes), visto que os alunos muitas vezes desconhecem a biologia desses seres vivos, tendo como principal objetivo desta pesquisa entender o quanto o uso dessa ferramenta pode facilitar no aprendizado dos alunos, estabelecendo um trabalho que possa contribuir efetivamente na aprendizagem dos mesmos no ensino médio. Perante a atual situação em que se encontram as escolas públicas em termos de recursos financeiros, acaba-se por tornar um obstáculo para o professor em elaborar aulas criativas e didáticas, restando ao mesmo buscar novos meios que se enquadrem na condição socioeconômica da mesma. Trabalhamos então na perspectiva da pedagogia de projetos, tendo o professor como o aluno como o protagonista na elaboração dos materiais e professor como mediador do conhecimento, desenvolvendo as habilidades cognitivas, artísticas e intelectuais dos alunos por meio da pedagogia de projetos no desenvolvimento de cartilhas, buscando desmistificar alguns conceitos através da valorização do contato do aluno com o material didático para gerar interesse, participação, aprendizagem e maior integração do mesmo, possibilitando discutir suas ideias e expô-las ao grupo, proporcionando a interação social. Tudo isso vai contribuir para que o processo de ensino e aprendizagem seja melhor tanto para o professor como para os alunos.