Este trabalho trata da importância do estudo de citologia nas séries iniciais. Seu objetivo principal foi avaliar as concepções alternativas provenientes do estudo da citologia em uma turma de sexto ano, buscando avaliar os conhecimentos prévios desse grupo estudado e resignificar tais conhecimentos através do embasamento científico. Trata-se de um relato de experiências ocorrido em uma escola da rede privada no município de São Gonçalo do Amarante/RN, com um grupo de alunos do sexto ano do ensino fundamental II. As atividades foram realizadas entre a primeira e a segunda semana de fevereiro de 2017. Foi realizado a partir do levantamento de conhecimento prévio sobre o assunto com os alunos envolvidos. O trabalho demonstrou que os alunos não compreendiam que os seres vivos são constituídos basicamente de um aglomerado celular e observado a necessidade de trabalhar esse conteúdo de forma a promover a aprendizagem, para que, no futuro, quando confrontados com questões de citologia nas séries futuras esses alunos tenham a compreensão básica do que é uma célula e como elas se organização na formação dos organismos vivos.