PAIVA, Anuska Torres Moraes De et al.. Aprendendo a quimica através do teatro cientifico. Anais II CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/28187>. Acesso em: 23/12/2024 07:19
Este trabalho foi desenvolvido com alunos do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ministro Marco Maciel, que é em tempo Integral e teve como foco principal desenvolver o conteúdo químico Ácido-Base através do Teatro Cientifico. Os alunos, com orientação das professoras de química e artes, montaram um Teatro Cientifico, utilizando o conteúdo proposto. Foi observada uma grande socialização entre os alunos em todos os processos de execução do projeto. O Teatro escolhido foi a “Escolinha do Professor Raimundo”, a partir desse momento começou a elaboração da peça, escolhas dos alunos-personagens e figurinos. A turma se reunia para ensaios com o propósito de realizarem uma boa apresentação e mostrar como a química pode ter várias formas de aprender, sendo uma delas o lúdico. A culminância do projeto ocorreu com a apresentação da peça para a comunidade escolar, que se mostrou muito empolgada e receptiva à apresentação e desempenho dos alunos quando respondiam as perguntas utilizando os conteúdos através da irreverência dos personagens, nesse momento os alunos puderam mostrar seus lados cômicos.