INTRODUÇÃO: A candidíase vulvovaginal é uma doença causada pela infecção por uma levedura. Cândida Monília) albicans, embora também possam estar envolvidas outras espécies, tais como: C. tropicalis, C. parapsilosis, C. stellatoidea e C. krusei. Pode haver uma proliferação desse fungo quando o sistema imunológico está debilitado ou quando as bactérias benéficas (chamadas lactobacilos) não conseguem manter o fungo sob controle.
MATERIAIS E METODOS : Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo revisão bibliográfica. Buscou-se identificar publicações sobre o tema, comparando-se a opinião dos autores em aspectos comuns. Utilizou se como base de dados os sites de indexação scielo, uefs e google academico no período de agosto a setembro de 2016, verificando-se as publicações em periódicos nacionais, iniciou-se o processo de escrita de acordo com a literatura pertinente, onde se utilizou como população 10 artigos e a amostra de 4 artigos escolhidos através dos critérios de inclusão, foram utilizados artigos que tratavam de Candidíase.
RESULTADOS E DISCURÇÃO: Candidíase é uma infecção da vulva e da vagina causada pelas várias espécies de cândida, fungos comensais das mucosas vaginal e digestiva, que podem tornar-se patogênicos, sob determinadas condições que alteram o ambiente vaginal surge quando o sistema imune está fraco. O uso de roupas íntimas justas ou sintéticas, determinando pouca aeração nos órgãos genitais aumentando a umidade, durante a gravidez à mudança do PH vaginal, diabetes, menstruada, tomando antibióticos, anticoncepcionais e corticoides, HIV ou outra doença que deixe o sistema imunológico debilitado, também predispõe à CVV. Por acometer milhões de mulheres anualmente, determinando grande desconforto, interferindo nas relações sexuais, afetivas e prejudicando o desempenho laboral, a CVV tem sido considerada um importante problema de saúde pública mundial. As características gerais da candidíase vulvovaginal com inflamação da vagina e vulva devido á infecção por cândida, com coceira e vermelhidão nos órgãos genitais, ardor ou dor á micção, corrimento branco, grumoso, inodoro e com aspecto caseoso, fissura e maceração vulvovaginal e colo do útero recoberto por placas brancas acinzentadas aderidas as mucosas. Acomete em mulheres entre a puberdade e a menopausa.