Objetivo: Identificar as ações educativas em saúde proporcionadas para pessoas com diabetes mellitus acerca do autocuidado. Materiais e Métodos: Após definição da pergunta norteadora do estudo, utilizando o método pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, utilizando da revisão integrativa. A busca por artigos foi realizada no mês de março de 2017, nas bases de dados LILACS e MEDLINE, utilizando os descritores pertencentes ao DeCS: “Diabetes mellitus”; “Autocuidado”; “Enfermagem”, com o operador Booleano “And”. Os critérios de inclusão foram: artigos, publicados entre 2012 e 2016, em português e disponíveis na íntegra, a amostra foi composta por seis artigos e a busca foi realizada por dois pesquisadores, de forma independente. Resultados e Discussão: Identificou uma maior participação de mulheres de 60 e 70 anos, casadas, baixa escolaridade e baixo nível socioeconômico nas ações de educação em saúde, que os fatores que levam a não adesão no autocuidado é a baixa escolaridade e diminuição da visão, a importância do desenvolvimento e planejamento de ações educativas direcionadas a população, mostram que o enfermeiro tem papel importante no controle da diabetes, na orientação e no ensinar para o controle da doença, e com enfoque na necessita de capacitação dos profissionais. Conclusão: Foi possível identificar a importância da promoção e prevenção do autocuidado na diabetes, por meio de ações de educação. O profissional de saúde tem papel importante na orientação quanto a alimentação, hábitos, limitações e no controle da medicação de forma a esclarecer as dúvidas.