PROPOSTA DE ANÁLISE ETNOGRÁFICA: UMA DESCRIÇÃO DO USO DA CULTURA POPULAR EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27618 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 467 "inscrito_id" => 1446 "titulo" => "PROPOSTA DE ANÁLISE ETNOGRÁFICA: UMA DESCRIÇÃO DO USO DA CULTURA POPULAR EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este trabalho fará uso da microanálise etnográfica, descrevendo-se um contexto do letramento na sala de aula de Língua Portuguesa do ensino Fundamental II. Evidenciando-se que instigar a leitura e a escrita como incentivo na formação de um aluno letrado e capacitado para lidar com os desafios que a sociedade impõe, já que tem sido uma situação difícil para muitos professores conseguirem despertar esse desejo no cotidiano de sala de aula, pois relata-se que durante as suas aulas já não enxergam no alunado a vontade de realizar leituras por conta própria, a não ser por imposição. E se estimular a leitura, já pode ser tratado como algo complexo, imagine a escrita, nossos alunos parecem não ter o habito de ler e escrever textos. Dessa forma, este trabalho utiliza-se de uma proposta de análise etnográfica, mais precisamente uma microanálise na sala de aula de Língua Portuguesa, tendo como objetivo geral: realizar uma microanálise etnográfica nas aulas de Língua Portuguesa em uma escola da zona rural da rede pública de ensino, voltando-se para o letramento em sala de aula, a partir da cultura popular, mas especificamente a literatura de cordel e a representação gráfica da sanfona. Apresentando como objetivos específicos: a) instigar a leitura e a escrita utilizando-se de recursos da cultura popular; b) capacitar o aluno para desenvolver atividades que lhes der prazer ao ler e escrever; c) visualizar o senso crítico do aluno diante de seus próprios trabalhos. Portanto, realizar-se-á a descrição de alguns momentos relacionados as aulas de Língua Portuguesa, interpretando-se os principais acontecimentos das práticas de letramento vivenciados na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT12-MULTILETRAMENTOS NAS CULTURAS POPULARES" "palavra_chave" => "MICROANÁLISE ETNOGRÁFICA, LETRAMENTO, SALA DE AULA, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA12_ID1446_20032017132101.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOEL GUEDES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOEL GUEDES" "autor_email" => "joel-guedes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27618 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 467 "inscrito_id" => 1446 "titulo" => "PROPOSTA DE ANÁLISE ETNOGRÁFICA: UMA DESCRIÇÃO DO USO DA CULTURA POPULAR EM UMA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este trabalho fará uso da microanálise etnográfica, descrevendo-se um contexto do letramento na sala de aula de Língua Portuguesa do ensino Fundamental II. Evidenciando-se que instigar a leitura e a escrita como incentivo na formação de um aluno letrado e capacitado para lidar com os desafios que a sociedade impõe, já que tem sido uma situação difícil para muitos professores conseguirem despertar esse desejo no cotidiano de sala de aula, pois relata-se que durante as suas aulas já não enxergam no alunado a vontade de realizar leituras por conta própria, a não ser por imposição. E se estimular a leitura, já pode ser tratado como algo complexo, imagine a escrita, nossos alunos parecem não ter o habito de ler e escrever textos. Dessa forma, este trabalho utiliza-se de uma proposta de análise etnográfica, mais precisamente uma microanálise na sala de aula de Língua Portuguesa, tendo como objetivo geral: realizar uma microanálise etnográfica nas aulas de Língua Portuguesa em uma escola da zona rural da rede pública de ensino, voltando-se para o letramento em sala de aula, a partir da cultura popular, mas especificamente a literatura de cordel e a representação gráfica da sanfona. Apresentando como objetivos específicos: a) instigar a leitura e a escrita utilizando-se de recursos da cultura popular; b) capacitar o aluno para desenvolver atividades que lhes der prazer ao ler e escrever; c) visualizar o senso crítico do aluno diante de seus próprios trabalhos. Portanto, realizar-se-á a descrição de alguns momentos relacionados as aulas de Língua Portuguesa, interpretando-se os principais acontecimentos das práticas de letramento vivenciados na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT12-MULTILETRAMENTOS NAS CULTURAS POPULARES" "palavra_chave" => "MICROANÁLISE ETNOGRÁFICA, LETRAMENTO, SALA DE AULA, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA12_ID1446_20032017132101.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOEL GUEDES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOEL GUEDES" "autor_email" => "joel-guedes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }