Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA FORA DA ÁREA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA: O (RE) FAZER DOCENTE

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, ATUAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO ACADÊMICA Comunicação Oral (CO) GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27587
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 147
    "inscrito_id" => 1038
    "titulo" => "PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA FORA DA ÁREA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA: O (RE) FAZER DOCENTE"
    "resumo" => "A Educação Brasileira, em pleno século XXI, a era da influência tecnológica, ainda se depara com problemáticas aliadas ao passado, que retrocedem o processo de ensino-aprendizagem em diversas escolas de todo o país. Entre essas problemáticas tem-se observado o quanto recai sobre a atuação docente as cobranças com foco numa aprendizagem significativa, cujos efeitos contribuam para a construção de uma sociedade realmente pensante. Diante disso, vimos a necessidade de mostrar o quanto essa atuação docente realizada, quando fora da área de formação acadêmica, pode favorecer para o crescimento das dificuldades que assolam os nossos educandos. O professor deve sempre estar pronto para lidar com novas situações, buscar cada vez mais conhecimentos, desenvolver estratégias diversas em apoio às dificuldades dos discentes, mas para que isso ocorra de fato, é preciso colocar na sua prática pedagógica aquilo que aprendeu ao longo de sua formação. Porém, ter que lecionar disciplinas diferentes daquela para o qual foi habilitado compromete o trabalho docente e tira do professor a oportunidade de desempenhar verdadeiramente o seu papel, afinal só conseguimos transmitir positivamente aquilo sobre o qual temos propriedade para relatar. Assim, definimos como objetivo desse trabalho promover reflexões sobre o (re) fazer docente partindo da formação acadêmica até a prática pedagógica fora da área de formação, o que o coloca como centro das atenções, principalmente, diante da sociedade, como causador dos vários problemas existentes na Educação. Como metodologia: utilizamos uma pesquisa bibliográfica baseando-se nas teorias de Andrade (2007), Fontana (2000), Freire (1996), Kleiman (2001), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), Libâneo (1994), Nóvoa (1995) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) acerca da formação e atuação docente; e um estudo investigativo, através do método da observação, nas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Municipal do interior do estado do Ceará, analisando a prática pedagógica aliada à formação dos docentes. Concluímos, portanto, que a formação do profissional do Magistério é indispensável, mas ainda mais indispensável é a atuação pedagógica dele dentro da área em que é formado, o que poderá contribuir cada vez mais para o progresso do processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, ATUAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO ACADÊMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1038_05032017112700.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUELINE CHAVES DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "RAQUELINE"
    "autor_email" => "raqueline.chaves@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS DE CAJAZEIRAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27587
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 147
    "inscrito_id" => 1038
    "titulo" => "PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO PEDAGÓGICA FORA DA ÁREA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA: O (RE) FAZER DOCENTE"
    "resumo" => "A Educação Brasileira, em pleno século XXI, a era da influência tecnológica, ainda se depara com problemáticas aliadas ao passado, que retrocedem o processo de ensino-aprendizagem em diversas escolas de todo o país. Entre essas problemáticas tem-se observado o quanto recai sobre a atuação docente as cobranças com foco numa aprendizagem significativa, cujos efeitos contribuam para a construção de uma sociedade realmente pensante. Diante disso, vimos a necessidade de mostrar o quanto essa atuação docente realizada, quando fora da área de formação acadêmica, pode favorecer para o crescimento das dificuldades que assolam os nossos educandos. O professor deve sempre estar pronto para lidar com novas situações, buscar cada vez mais conhecimentos, desenvolver estratégias diversas em apoio às dificuldades dos discentes, mas para que isso ocorra de fato, é preciso colocar na sua prática pedagógica aquilo que aprendeu ao longo de sua formação. Porém, ter que lecionar disciplinas diferentes daquela para o qual foi habilitado compromete o trabalho docente e tira do professor a oportunidade de desempenhar verdadeiramente o seu papel, afinal só conseguimos transmitir positivamente aquilo sobre o qual temos propriedade para relatar. Assim, definimos como objetivo desse trabalho promover reflexões sobre o (re) fazer docente partindo da formação acadêmica até a prática pedagógica fora da área de formação, o que o coloca como centro das atenções, principalmente, diante da sociedade, como causador dos vários problemas existentes na Educação. Como metodologia: utilizamos uma pesquisa bibliográfica baseando-se nas teorias de Andrade (2007), Fontana (2000), Freire (1996), Kleiman (2001), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), Libâneo (1994), Nóvoa (1995) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) acerca da formação e atuação docente; e um estudo investigativo, através do método da observação, nas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Municipal do interior do estado do Ceará, analisando a prática pedagógica aliada à formação dos docentes. Concluímos, portanto, que a formação do profissional do Magistério é indispensável, mas ainda mais indispensável é a atuação pedagógica dele dentro da área em que é formado, o que poderá contribuir cada vez mais para o progresso do processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, ATUAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO ACADÊMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1038_05032017112700.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUELINE CHAVES DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "RAQUELINE"
    "autor_email" => "raqueline.chaves@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - CAMPUS DE CAJAZEIRAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

A Educação Brasileira, em pleno século XXI, a era da influência tecnológica, ainda se depara com problemáticas aliadas ao passado, que retrocedem o processo de ensino-aprendizagem em diversas escolas de todo o país. Entre essas problemáticas tem-se observado o quanto recai sobre a atuação docente as cobranças com foco numa aprendizagem significativa, cujos efeitos contribuam para a construção de uma sociedade realmente pensante. Diante disso, vimos a necessidade de mostrar o quanto essa atuação docente realizada, quando fora da área de formação acadêmica, pode favorecer para o crescimento das dificuldades que assolam os nossos educandos. O professor deve sempre estar pronto para lidar com novas situações, buscar cada vez mais conhecimentos, desenvolver estratégias diversas em apoio às dificuldades dos discentes, mas para que isso ocorra de fato, é preciso colocar na sua prática pedagógica aquilo que aprendeu ao longo de sua formação. Porém, ter que lecionar disciplinas diferentes daquela para o qual foi habilitado compromete o trabalho docente e tira do professor a oportunidade de desempenhar verdadeiramente o seu papel, afinal só conseguimos transmitir positivamente aquilo sobre o qual temos propriedade para relatar. Assim, definimos como objetivo desse trabalho promover reflexões sobre o (re) fazer docente partindo da formação acadêmica até a prática pedagógica fora da área de formação, o que o coloca como centro das atenções, principalmente, diante da sociedade, como causador dos vários problemas existentes na Educação. Como metodologia: utilizamos uma pesquisa bibliográfica baseando-se nas teorias de Andrade (2007), Fontana (2000), Freire (1996), Kleiman (2001), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), Libâneo (1994), Nóvoa (1995) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) acerca da formação e atuação docente; e um estudo investigativo, através do método da observação, nas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Municipal do interior do estado do Ceará, analisando a prática pedagógica aliada à formação dos docentes. Concluímos, portanto, que a formação do profissional do Magistério é indispensável, mas ainda mais indispensável é a atuação pedagógica dele dentro da área em que é formado, o que poderá contribuir cada vez mais para o progresso do processo ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.