Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

MÚSICA E INTERAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE PRONÚNCIA DA LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: GÊNERO DISCURSIVO MÚSICA, SEQUENCIA DIDÁTICA, SOCIOINTERACIONISMO Comunicação Oral (CO) GT14-ESTUDOS DE LÍNGUA INGLESA E FORMAÇÃO DOCENTE
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Quando pensamos na concepção sociointeracionista acerca da aprendizagem, entendemos que as funções psíquicas e intelectuais do indivíduo se desenvolvem através de atividades coletivas e sociais. De modo que os processos interativos façam com que o sujeito seja capaz de reconstruir internamente uma atividade externa. O meio social possibilita instrumentos que podem representar a realidade individual de cada sujeito. O presente trabalho pretende mostrar uma sequência didática para alunos do ensino médio de uma escola pública estadual da cidade de Guarabira-PB, com intuito de ensinar língua inglesa através do gênero discursivo música. Este trabalho foi realizado com base em estudos feitos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC), pelo projeto Fanatics for Phonetics: Sequências Didáticas No Ensino da Pronúncia de Língua Inglesa nas Escolas Públicas, Cota 2016-2017, que tem como objetivo trabalhar o uso de gêneros discursivos, por meio de sequências didáticas. Nas salas de aula das escolas públicas, pode-se detectar algumas dificuldades quanto ao ensino de língua inglesa (LI), e uma delas é o desinteresse no aprendizado da matéria. Desta maneira, pensamos em usar um gênero discursivo que estimulasse os alunos ao aprendizado e à participação nas aulas de LI. Não nos deixa dúvidas que, a música faz parte da realidade dos adolescentes de forma prazerosa, em atividades e circunstâncias ligadas ao lazer. Além do mais, com o gênero discursivo música é possível desenvolver atividades satisfatórias para a abordagem das quatro habilidades linguísticas: listening, speaking, reading e writing. O aporte teórico da presente pesquisa está ancorado nos trabalhos de Vygotsky (1991), Schneuwly & Dolz (2004), Bronckart (2006), Gfeller (1983) e Salcedo (2010). A aplicação da sequência didática está em andamento e os resultados das atividades desenvolvidas serão apresentados em oportunidade futura.

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