A LITERATURA INFANTOJUVENIL COMO GÊNERO TEXTUAL NO ÂMBITO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27175 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 517 "inscrito_id" => 1467 "titulo" => "A LITERATURA INFANTOJUVENIL COMO GÊNERO TEXTUAL NO ÂMBITO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Ser inserido em um contexto escolar como um leitor literário é fundamental no processo de ensino-aprendizagem; no entanto, em nossa conjuntura atual, esse fator de grande importância não tem sido pensado como merece. Reconhecendo isso, buscou-se, através da literatura infantojuvenil, autores e autoras que entendam este público como sujeito poético de sua própria leitura. Tentou-se refletir sobre as formas com que a poesia tem sido mostrada e apresentada na sala de aula, principalmente no ensino fundamental e por que muitas escolas ainda privam o aluno do texto poético, muitas vezes a poesia é vista de forma prosódica, o que impede os educandos de formarem suas identidades de leitores poéticos. A partir disso, tentou-se mostrar novas formas para leitura e estudo da poesia na sala de aula. Buscou-se associar a poesia com o cotidiano dos estudantes, por meio de práticas pedagógicas, demonstrando de forma lúdica e interdisciplinar que estamos inseridos em um contexto poético, que a poesia não é um gênero textual distante, mas que faz parte do nosso dia a dia, estimulando-os a adquirir o hábito de ler e entender poesias, além de protagonizar a construção de seu próprio saber. Com intenção de resgatar o prazer da leitura poética. Como referencial teórico, serão utilizados os livros: Zôo imaginário de Sérgio de Castro Pinto, Chá de sumiço e outros poemas assombrados de André Ricardo Aguiar e Poesia na sala de aula, de Hélder Pinheiro. Além do texto de Ana Elvira Gerbara: Reflexões sobre o ensino da poesia e o artigo: Como e por que trabalhar com a poesia na sala de aula, de Eliseu Ferreira da Silva e Wellington Gomes de Jesus (coautor)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "LEITOR DE POESIA, POESIA INFANTOJUVENIL, SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1467_22032017141657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARICE CARDOSO DE MORAIS " "autor_nome_curto" => "CLARICE MORAIS" "autor_email" => "claricemorais21@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27175 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 517 "inscrito_id" => 1467 "titulo" => "A LITERATURA INFANTOJUVENIL COMO GÊNERO TEXTUAL NO ÂMBITO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Ser inserido em um contexto escolar como um leitor literário é fundamental no processo de ensino-aprendizagem; no entanto, em nossa conjuntura atual, esse fator de grande importância não tem sido pensado como merece. Reconhecendo isso, buscou-se, através da literatura infantojuvenil, autores e autoras que entendam este público como sujeito poético de sua própria leitura. Tentou-se refletir sobre as formas com que a poesia tem sido mostrada e apresentada na sala de aula, principalmente no ensino fundamental e por que muitas escolas ainda privam o aluno do texto poético, muitas vezes a poesia é vista de forma prosódica, o que impede os educandos de formarem suas identidades de leitores poéticos. A partir disso, tentou-se mostrar novas formas para leitura e estudo da poesia na sala de aula. Buscou-se associar a poesia com o cotidiano dos estudantes, por meio de práticas pedagógicas, demonstrando de forma lúdica e interdisciplinar que estamos inseridos em um contexto poético, que a poesia não é um gênero textual distante, mas que faz parte do nosso dia a dia, estimulando-os a adquirir o hábito de ler e entender poesias, além de protagonizar a construção de seu próprio saber. Com intenção de resgatar o prazer da leitura poética. Como referencial teórico, serão utilizados os livros: Zôo imaginário de Sérgio de Castro Pinto, Chá de sumiço e outros poemas assombrados de André Ricardo Aguiar e Poesia na sala de aula, de Hélder Pinheiro. Além do texto de Ana Elvira Gerbara: Reflexões sobre o ensino da poesia e o artigo: Como e por que trabalhar com a poesia na sala de aula, de Eliseu Ferreira da Silva e Wellington Gomes de Jesus (coautor)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "LEITOR DE POESIA, POESIA INFANTOJUVENIL, SALA DE AULA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1467_22032017141657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARICE CARDOSO DE MORAIS " "autor_nome_curto" => "CLARICE MORAIS" "autor_email" => "claricemorais21@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }