OS ARGUMENTOS NO DISCURSO SOBRE COTAS RACIAIS NAS UNIVERSIDADES
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27564 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 1054 "titulo" => "OS ARGUMENTOS NO DISCURSO SOBRE COTAS RACIAIS NAS UNIVERSIDADES" "resumo" => """ RESUMO: \r\n Este trabalho bibliográfico tem por finalidade observar e analisar os argumentos no discurso sobre cotas raciais na universidade, visto que existem variados posicionamentos contrários e favoráveis. Ao se discutir sobre cotas raciais, não se pode deixar de relacionar essa questão ao fator histórico-social que compõe a formação da sociedade brasileira. Neste processo estão incluídas a resistência e a luta da população afrodescendente contra a escravidão e a marginalização promovida pela falta de assistência do estado. Sendo assim, se faz necessário um estudo para se compreender os motivos que permeiam esses discursos uma vez que sua compreensão é complexa e envolve fatores históricos, sociais e étnicos. Quando se trata de políticas afirmativas para os afrodescendentes até dentro dos grupos de militância negra há os que são favoráveis e os que são contrários a implementação das cotas raciais. Para alguns elas são vistas como um fator positivo, pois surgem como uma forma de reparação pelas injustiças sofridas ao longo dos séculos pela população negra; para outros é mais uma forma de discriminação uma vez que cada um deveria ingressar na universidade pelo seu próprio mérito. Para solucionar este problema buscou-se analisar os argumentos dos discursos favoráveis e contrários a implementação das cotas raciais na universidade. Tais posicionamentos ultrapassaram o âmbito acadêmico e chegaram a esfera jurídica que o Supremo Tribunal Federal avaliou a competência legal destas medidas e seu caráter constitucional. A Suprema Corte se posicionou favorável, pois, entende-se que o acesso a educação e também ao ensino superior são vistos como fatores inegáveis para a redução das desigualdades, e a educação exerce um papel transformador na sociedade possibilitando uma melhor qualidade de vida e exercício da cidadania. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT06-AS PRÁTICAS DISCURSIVAS DO COTIDIANO: ENTRE O PODER E A RESISTÊNCIA" "palavra_chave" => "COTAS RACIAIS,, PRECONCEITO,, AFRODESCENDENTES,, EDUCAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID1054_06032017175902.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERO SEVERINO ADELINO " "autor_nome_curto" => "CÍCERO " "autor_email" => "cicerosadelino@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CARUARU " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27564 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 1054 "titulo" => "OS ARGUMENTOS NO DISCURSO SOBRE COTAS RACIAIS NAS UNIVERSIDADES" "resumo" => """ RESUMO: \r\n Este trabalho bibliográfico tem por finalidade observar e analisar os argumentos no discurso sobre cotas raciais na universidade, visto que existem variados posicionamentos contrários e favoráveis. Ao se discutir sobre cotas raciais, não se pode deixar de relacionar essa questão ao fator histórico-social que compõe a formação da sociedade brasileira. Neste processo estão incluídas a resistência e a luta da população afrodescendente contra a escravidão e a marginalização promovida pela falta de assistência do estado. Sendo assim, se faz necessário um estudo para se compreender os motivos que permeiam esses discursos uma vez que sua compreensão é complexa e envolve fatores históricos, sociais e étnicos. Quando se trata de políticas afirmativas para os afrodescendentes até dentro dos grupos de militância negra há os que são favoráveis e os que são contrários a implementação das cotas raciais. Para alguns elas são vistas como um fator positivo, pois surgem como uma forma de reparação pelas injustiças sofridas ao longo dos séculos pela população negra; para outros é mais uma forma de discriminação uma vez que cada um deveria ingressar na universidade pelo seu próprio mérito. Para solucionar este problema buscou-se analisar os argumentos dos discursos favoráveis e contrários a implementação das cotas raciais na universidade. Tais posicionamentos ultrapassaram o âmbito acadêmico e chegaram a esfera jurídica que o Supremo Tribunal Federal avaliou a competência legal destas medidas e seu caráter constitucional. A Suprema Corte se posicionou favorável, pois, entende-se que o acesso a educação e também ao ensino superior são vistos como fatores inegáveis para a redução das desigualdades, e a educação exerce um papel transformador na sociedade possibilitando uma melhor qualidade de vida e exercício da cidadania. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT06-AS PRÁTICAS DISCURSIVAS DO COTIDIANO: ENTRE O PODER E A RESISTÊNCIA" "palavra_chave" => "COTAS RACIAIS,, PRECONCEITO,, AFRODESCENDENTES,, EDUCAÇÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID1054_06032017175902.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERO SEVERINO ADELINO " "autor_nome_curto" => "CÍCERO " "autor_email" => "cicerosadelino@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CARUARU " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }