Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: HISTÓRIA E DESAFIOS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, PROFESSORES, APRENDIZAGENS Comunicação Oral (CO) GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE
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Na pesquisa, também se constatou que algumas práticas inadequadas eram reflexos da falta de conhecimento e/ou experiência no assunto e projetos de letramento, caracterizando assim, a necessidade da formação continuada para esses docentes. Dessa forma, é realizada uma incursão histórica da formação continuada de professores, desde a democratização do ensino, na década de 1970, com as primeiras experiências de formação e a desvalorização da carreira do magistério, até as políticas atuais do governo federal e, especificamente, do estado de Pernambuco, lócus macro da pesquisa. São citados eventos importantes para a educação do país como a Conferência Mundial de Educação para Todos e a criação do Plano Decenal de Educação. Discutem-se os tipos de formação existentes, as limitações do Estado e os aspectos que devem ser considerados na sua elaboração, execução e monitoramento. Trata-se, ainda, da necessidade de um acompanhamento dos professores para que as metodologias se adequem ao público-alvo e contemplem diversas aprendizagens. Por fim, faz-se uma reflexão sobre a importância dessas formações, que devem propiciar a aprendizagem do professor, considerando sua essência como um sujeito social, que possui suas particularidades, seus conhecimentos, suas vontades e que tem muito a contribuir com a formação dos alunos e, consequentemente, contribuir com uma sociedade mais democrática.O presente artigo traz um recorte da dissertação de mestrado “O trabalho com textos argumentativos e o SAEPE: da avaliação externa à reflexão sobre as práticas " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PROFESSORES, APRENDIZAGENS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID635_10022017212436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAEIGUEA BEZERRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LAEIGUEA" "autor_email" => "laeguea@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/ UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27353 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 44 "inscrito_id" => 635 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: HISTÓRIA E DESAFIOS" "resumo" => "O presente artigo traz um recorte da dissertação de mestrado “O trabalho com textos argumentativos e o SAEPE: da avaliação externa à reflexão sobre as práticas escolares”, na qual foram detectadas as dificuldades dos professores em trabalhar com essa tipologia na sala de aula, o que resultava em níveis baixos de proficiência na avaliação externa e nas aprendizagens. 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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O presente artigo traz um recorte da dissertação de mestrado “O trabalho com textos argumentativos e o SAEPE: da avaliação externa à reflexão sobre as práticas escolares”, na qual foram detectadas as dificuldades dos professores em trabalhar com essa tipologia na sala de aula, o que resultava em níveis baixos de proficiência na avaliação externa e nas aprendizagens. Na pesquisa, também se constatou que algumas práticas inadequadas eram reflexos da falta de conhecimento e/ou experiência no assunto e projetos de letramento, caracterizando assim, a necessidade da formação continuada para esses docentes. Dessa forma, é realizada uma incursão histórica da formação continuada de professores, desde a democratização do ensino, na década de 1970, com as primeiras experiências de formação e a desvalorização da carreira do magistério, até as políticas atuais do governo federal e, especificamente, do estado de Pernambuco, lócus macro da pesquisa. São citados eventos importantes para a educação do país como a Conferência Mundial de Educação para Todos e a criação do Plano Decenal de Educação. Discutem-se os tipos de formação existentes, as limitações do Estado e os aspectos que devem ser considerados na sua elaboração, execução e monitoramento. Trata-se, ainda, da necessidade de um acompanhamento dos professores para que as metodologias se adequem ao público-alvo e contemplem diversas aprendizagens. Por fim, faz-se uma reflexão sobre a importância dessas formações, que devem propiciar a aprendizagem do professor, considerando sua essência como um sujeito social, que possui suas particularidades, seus conhecimentos, suas vontades e que tem muito a contribuir com a formação dos alunos e, consequentemente, contribuir com uma sociedade mais democrática.

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