DISCURSOS SOBRE O USO DE CITAÇÕES NA ESCRITA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS ACADÊMICAS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27314 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 592 "titulo" => "DISCURSOS SOBRE O USO DE CITAÇÕES NA ESCRITA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS ACADÊMICAS" "resumo" => "Este trabalho constitui um recorte de nossa pesquisa de doutoramento, intitulada "Dialogismo e construção da voz autoral na escrita do texto científico de jovens pesquisadores", na qual investigamos a voz autoral do jovem pesquisador (no caso, o estudante de mestrado) na escrita do texto acadêmico-científico, mais especificamente do artigo científico. No percurso teórico-analítico do desenvolvimento da referida pesquisa, demo-nos conta da necessidade de problematizarmos discursos sobre o uso de citações em textos científicos que emergem da/na esfera acadêmico-científica e discutimos implicações desses discursos sobre a produção e as práticas de ensino e de orientação de textos acadêmico-científicas. Fundamentados na concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin segundo a qual os valores ideológicos constituem a linguagem humana, em estudos sobre o letramento acadêmico e escrita científica em perspectiva retórica, enunciativa e discursiva, este trabalho examina posicionamentos valorativos em discursos (especialmente de manuais de metodologia do trabalho científico e de redação científica) sobre o uso de citações na escrita de textos científicos e discute algumas de suas implicações nas práticas acadêmico-científicas. Nossa leitura aponta para a importância de olharmos criticamente para discursos e práticas que colaboram para potencializar as dificuldades que estudantes de mestrado, jovens pesquisadores, enfrentam quando confrontados com a necessidade de estabelecerem diálogo com autores e de usarem fontes, fazendo citações adequadas e de modo pertinente, na escrita científica. Nossas conclusões procuram suscitar um olhar de mais sensibilidade de professores e orientadores para com o estudante que se inicia na escrita do texto científico, procurando entender que é preciso considerar tanto a sua condição de sujeito-pesquisador em formação na e para a pesquisa científica e que, paulatinamente, vai se familiarizando com o fazer científico e com as convenções de escrita de textos da esfera acadêmica, quanto a possibilidade de, em nossas aulas de disciplinas como produção textual, redação científica e escrita acadêmica, propormos estratégias que visem a colaborar para potencializar essa familiarização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "DISCURSO, CITAÇÕES, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID592_08022017173516.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CEZINALDO ROCHA BESSA" "autor_nome_curto" => "CEZINALDO BESSA" "autor_email" => "cezinaldobessauern@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27314 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 592 "titulo" => "DISCURSOS SOBRE O USO DE CITAÇÕES NA ESCRITA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS ACADÊMICAS" "resumo" => "Este trabalho constitui um recorte de nossa pesquisa de doutoramento, intitulada "Dialogismo e construção da voz autoral na escrita do texto científico de jovens pesquisadores", na qual investigamos a voz autoral do jovem pesquisador (no caso, o estudante de mestrado) na escrita do texto acadêmico-científico, mais especificamente do artigo científico. No percurso teórico-analítico do desenvolvimento da referida pesquisa, demo-nos conta da necessidade de problematizarmos discursos sobre o uso de citações em textos científicos que emergem da/na esfera acadêmico-científica e discutimos implicações desses discursos sobre a produção e as práticas de ensino e de orientação de textos acadêmico-científicas. Fundamentados na concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin segundo a qual os valores ideológicos constituem a linguagem humana, em estudos sobre o letramento acadêmico e escrita científica em perspectiva retórica, enunciativa e discursiva, este trabalho examina posicionamentos valorativos em discursos (especialmente de manuais de metodologia do trabalho científico e de redação científica) sobre o uso de citações na escrita de textos científicos e discute algumas de suas implicações nas práticas acadêmico-científicas. Nossa leitura aponta para a importância de olharmos criticamente para discursos e práticas que colaboram para potencializar as dificuldades que estudantes de mestrado, jovens pesquisadores, enfrentam quando confrontados com a necessidade de estabelecerem diálogo com autores e de usarem fontes, fazendo citações adequadas e de modo pertinente, na escrita científica. Nossas conclusões procuram suscitar um olhar de mais sensibilidade de professores e orientadores para com o estudante que se inicia na escrita do texto científico, procurando entender que é preciso considerar tanto a sua condição de sujeito-pesquisador em formação na e para a pesquisa científica e que, paulatinamente, vai se familiarizando com o fazer científico e com as convenções de escrita de textos da esfera acadêmica, quanto a possibilidade de, em nossas aulas de disciplinas como produção textual, redação científica e escrita acadêmica, propormos estratégias que visem a colaborar para potencializar essa familiarização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "DISCURSO, CITAÇÕES, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID592_08022017173516.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CEZINALDO ROCHA BESSA" "autor_nome_curto" => "CEZINALDO BESSA" "autor_email" => "cezinaldobessauern@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }