Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

DESCONSTRUÇÃO DO MANDONISMO ESCRAVISTA NO ROMANCE ÚRSULA DE MARIA FIRMINA DOS REIS: UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: : DESCONSTRUÇÃO, , LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, ROMANCE, MANDONISMO Comunicação Oral (CO) GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27304
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 365
    "inscrito_id" => 659
    "titulo" => "DESCONSTRUÇÃO DO MANDONISMO ESCRAVISTA NO ROMANCE ÚRSULA DE MARIA FIRMINA DOS REIS: UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Com a intenção de formalizar na escola o estudo da literatura afro-brasileira escolhemos o romance Úrsula de Maria Firmina dos Reis que nos servirá de fio condutor para este trabalho que a partir da leitura dele e de outros, queremos instaurar um diálogo do contemporâneo com o passado dentro da EEEFM Professor José Soares de Carvalho em Guarabira. O nosso interesse por essa obra veio a partir da necessidade de abordar em sala de aula a literatura afro-brasileira, que desde janeiro de 2003, com a aprovação da Lei 10.639, alterando a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, nº 9394/96 passou a incluir no currículo oficial a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira e africana. E se os alunos nos perguntassem a partir de que momento esse tema começou a interessar a literatura brasileira? O que responderíamos a eles?  Foi pensando em responder essa pergunta aos nossos alunos que procuramos entre os autores canônicos e não canônicos do sec. XIX quem de fato abordasse esse tema de forma construtiva e que fosse pertinente ao nosso objetivo. Começamos as nossas pesquisas e encontramos o romance Úrsula de Maria Firmina dos Reis o qual servirá de corpus para o que pretendemos na qualidade de professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da referida escola. Além desse romance da autora Maria Firmina dos Reis que nos servirá de fio condutor, também incluiremos obras de autores canônicos como Machado de Assis e Lima Barreto. Não podemos nos esquecer de um autor que foi também silenciado na mesma época de Maria Firmina dos Reis o poeta Luís Gama com a sua obra Trovas Burlescas. Na relação metodológica pretendemos aplicar um questionário para conhecer como os/as estudantes pesquisados (as), concebem o ser negro e depois será estendido aos professores com o mesmo propósito aspectos étnicos, sociais e culturais como agentes formadores da cultura brasileira. Depois desse contato iniciaremos com a leitura dos autores escolhidos e já citados, de preferência um de cada vez. No tocante aos resultados não temos ainda, pois a nossa pesquisa ainda se encontra em andamento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => ": DESCONSTRUÇÃO, , LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, ROMANCE, MANDONISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID659_15032017170214.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS DORES JUSTO"
    "autor_nome_curto" => "DORA"
    "autor_email" => "dora.justo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27304
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 365
    "inscrito_id" => 659
    "titulo" => "DESCONSTRUÇÃO DO MANDONISMO ESCRAVISTA NO ROMANCE ÚRSULA DE MARIA FIRMINA DOS REIS: UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Com a intenção de formalizar na escola o estudo da literatura afro-brasileira escolhemos o romance Úrsula de Maria Firmina dos Reis que nos servirá de fio condutor para este trabalho que a partir da leitura dele e de outros, queremos instaurar um diálogo do contemporâneo com o passado dentro da EEEFM Professor José Soares de Carvalho em Guarabira. O nosso interesse por essa obra veio a partir da necessidade de abordar em sala de aula a literatura afro-brasileira, que desde janeiro de 2003, com a aprovação da Lei 10.639, alterando a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, nº 9394/96 passou a incluir no currículo oficial a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira e africana. E se os alunos nos perguntassem a partir de que momento esse tema começou a interessar a literatura brasileira? O que responderíamos a eles?  Foi pensando em responder essa pergunta aos nossos alunos que procuramos entre os autores canônicos e não canônicos do sec. XIX quem de fato abordasse esse tema de forma construtiva e que fosse pertinente ao nosso objetivo. Começamos as nossas pesquisas e encontramos o romance Úrsula de Maria Firmina dos Reis o qual servirá de corpus para o que pretendemos na qualidade de professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da referida escola. Além desse romance da autora Maria Firmina dos Reis que nos servirá de fio condutor, também incluiremos obras de autores canônicos como Machado de Assis e Lima Barreto. Não podemos nos esquecer de um autor que foi também silenciado na mesma época de Maria Firmina dos Reis o poeta Luís Gama com a sua obra Trovas Burlescas. Na relação metodológica pretendemos aplicar um questionário para conhecer como os/as estudantes pesquisados (as), concebem o ser negro e depois será estendido aos professores com o mesmo propósito aspectos étnicos, sociais e culturais como agentes formadores da cultura brasileira. Depois desse contato iniciaremos com a leitura dos autores escolhidos e já citados, de preferência um de cada vez. No tocante aos resultados não temos ainda, pois a nossa pesquisa ainda se encontra em andamento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => ": DESCONSTRUÇÃO, , LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, ROMANCE, MANDONISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID659_15032017170214.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS DORES JUSTO"
    "autor_nome_curto" => "DORA"
    "autor_email" => "dora.justo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Com a intenção de formalizar na escola o estudo da literatura afro-brasileira escolhemos o romance Úrsula de Maria Firmina dos Reis que nos servirá de fio condutor para este trabalho que a partir da leitura dele e de outros, queremos instaurar um diálogo do contemporâneo com o passado dentro da EEEFM Professor José Soares de Carvalho em Guarabira. O nosso interesse por essa obra veio a partir da necessidade de abordar em sala de aula a literatura afro-brasileira, que desde janeiro de 2003, com a aprovação da Lei 10.639, alterando a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, nº 9394/96 passou a incluir no currículo oficial a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira e africana. E se os alunos nos perguntassem a partir de que momento esse tema começou a interessar a literatura brasileira? O que responderíamos a eles? Foi pensando em responder essa pergunta aos nossos alunos que procuramos entre os autores canônicos e não canônicos do sec. XIX quem de fato abordasse esse tema de forma construtiva e que fosse pertinente ao nosso objetivo. Começamos as nossas pesquisas e encontramos o romance Úrsula de Maria Firmina dos Reis o qual servirá de corpus para o que pretendemos na qualidade de professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da referida escola. Além desse romance da autora Maria Firmina dos Reis que nos servirá de fio condutor, também incluiremos obras de autores canônicos como Machado de Assis e Lima Barreto. Não podemos nos esquecer de um autor que foi também silenciado na mesma época de Maria Firmina dos Reis o poeta Luís Gama com a sua obra Trovas Burlescas. Na relação metodológica pretendemos aplicar um questionário para conhecer como os/as estudantes pesquisados (as), concebem o ser negro e depois será estendido aos professores com o mesmo propósito aspectos étnicos, sociais e culturais como agentes formadores da cultura brasileira. Depois desse contato iniciaremos com a leitura dos autores escolhidos e já citados, de preferência um de cada vez. No tocante aos resultados não temos ainda, pois a nossa pesquisa ainda se encontra em andamento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.