“EXPLORANDO A CHARGE EM SALA DE AULA”: UMA PROPOSTA DE TRABALHO MULTIMODAL
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27686 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 184 "inscrito_id" => 725 "titulo" => "“EXPLORANDO A CHARGE EM SALA DE AULA”: UMA PROPOSTA DE TRABALHO MULTIMODAL" "resumo" => "A sociedade contemporânea, de uma maneira geral, tem demonstrado grande preferência pela informação visual. Nas práticas sociais de leitura e escrita, observamos que a imagem assume posição de destaque, tudo que nos cerca são imagens e como tal, elas nos comunicam alguma coisa sobre o mundo em que vivemos e a cultura da qual fazemos parte. Essa presença constante da imagem passa a exigir do leitor maior preparo e conhecimento para interagir de modo mais proficiente com essa nova realidade, já que precisamos atribuir sentido a textos constituídos por linguagens variadas. Diante desse contexto, apresentamos, neste trabalho, uma reflexão sobre uma experiência didática com a materialidade visual do gênero charge. Dessa forma, temos como objetivos: (1) Avaliar o desenvolvimento de uma sequência de aulas leitura pela perspectiva multimodal; (2) Ressaltar a importância da consideração dos elementos multimodais para a construção do sentido do texto; e (3) Analisar a criticidade dos alunos a partir da composição visual da charge. Sob a orientação teórico-metodológica da multimodalidade e do contexto visual, representada principalmente pelos trabalhos de Almeida (2008), Bunzen & Mendonça (2013), Kress & Van Leeuwen (1996), Rojo (2012) e Vieira (2007) analisamos trechos de um diário de campo da professora pesquisadora e produções textuais dos alunos visando observar aspectos das atividades realizadas que proporcionam uma visão de leitura respaldada pela multimodalidade. O estudo aponta para o desenvolvimento de uma consciência crítica por parte dos alunos a partir da orientação multimodal de leitura do texto e para a necessidade de se repensar as práticas de sala de aula tendo em vista a consideração de todas as formas de representação presentes na composição do texto que são tão portadoras de significado quanto à linguagem verbal escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA" "palavra_chave" => "MULTIMODALIDADE, CHARGE, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUE, MULTIMODALIDADE, CHARGE, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUE, MULTIMODALIDADE, CHARGE, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID725_12032017173146.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA SOARES PINTO" "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA" "autor_email" => "claudianaspinto@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27686 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 184 "inscrito_id" => 725 "titulo" => "“EXPLORANDO A CHARGE EM SALA DE AULA”: UMA PROPOSTA DE TRABALHO MULTIMODAL" "resumo" => "A sociedade contemporânea, de uma maneira geral, tem demonstrado grande preferência pela informação visual. Nas práticas sociais de leitura e escrita, observamos que a imagem assume posição de destaque, tudo que nos cerca são imagens e como tal, elas nos comunicam alguma coisa sobre o mundo em que vivemos e a cultura da qual fazemos parte. Essa presença constante da imagem passa a exigir do leitor maior preparo e conhecimento para interagir de modo mais proficiente com essa nova realidade, já que precisamos atribuir sentido a textos constituídos por linguagens variadas. Diante desse contexto, apresentamos, neste trabalho, uma reflexão sobre uma experiência didática com a materialidade visual do gênero charge. Dessa forma, temos como objetivos: (1) Avaliar o desenvolvimento de uma sequência de aulas leitura pela perspectiva multimodal; (2) Ressaltar a importância da consideração dos elementos multimodais para a construção do sentido do texto; e (3) Analisar a criticidade dos alunos a partir da composição visual da charge. Sob a orientação teórico-metodológica da multimodalidade e do contexto visual, representada principalmente pelos trabalhos de Almeida (2008), Bunzen & Mendonça (2013), Kress & Van Leeuwen (1996), Rojo (2012) e Vieira (2007) analisamos trechos de um diário de campo da professora pesquisadora e produções textuais dos alunos visando observar aspectos das atividades realizadas que proporcionam uma visão de leitura respaldada pela multimodalidade. O estudo aponta para o desenvolvimento de uma consciência crítica por parte dos alunos a partir da orientação multimodal de leitura do texto e para a necessidade de se repensar as práticas de sala de aula tendo em vista a consideração de todas as formas de representação presentes na composição do texto que são tão portadoras de significado quanto à linguagem verbal escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA" "palavra_chave" => "MULTIMODALIDADE, CHARGE, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUE, MULTIMODALIDADE, CHARGE, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUE, MULTIMODALIDADE, CHARGE, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID725_12032017173146.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLÁUDIA SOARES PINTO" "autor_nome_curto" => "ANA CLÁUDIA" "autor_email" => "claudianaspinto@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }