Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

A PRODUÇÃO DE SENTIDOS DAS FIGURAS DE LINGUAGEM NO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA ABORDAGEM DIALÓGICO-DISCURSIVA

Palavra-chaves: LINGUAGEM, DIALOGISMO, ANÚNCIO, FIGURAS DE LINGUAGEM, FIGURAS DE LINGUAGEM Comunicação Oral (CO) GT03-TEORIA/ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O presente estudo visa mostrar quais os efeitos de sentido produzidos pela utilização de figuras de linguagem no gênero anúncio publicitário. Tendo em vista que as figuras de linguagem são mais observadas no campo da literatura e poucos são os estudos desenvolvidos em torno desse mecanismo discursivo no campo da Análise do discurso, procuramos desenvolver uma pesquisa que evidenciasse a importância das figuras de linguagem para a produção de sentidos dos discursos, principalmente, no gênero anúncio publicitário. Utilizamos como referencial teórico os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da área dos estudos do discurso de base bakhtiniana, tais como: Beth Brait (2006), CristovãoTezza (2001), Augusto Ponzio (2009) entre outros pesquisadores que corroboram as ideias de Bakhtin. Como categorias teórico-analíticas, utilizamos as noções de enunciado, gênero discursivo, estilo e polifonia postuladas por Bakhtin (2010), bem como a concepção de signo ideológico proposta por Voloshinov (1997). Para tanto, buscamos evidenciar o caráter discursivo dos fenômenos supramencionados por meio de um percurso teórico em torno dos estudos bakhtinianos, referente às concepções de língua, linguagem, dialogismo, enunciado, signo ideológico, polifonia, gêneros discursivos e estilo. Esta pesquisa é de caráter bibliográfico, explicativo e documental e consiste na análise da produção de sentidos de figuras de linguagem nos anúncios publicitários, tema esse que abrange a análise de fenômenos linguísticos e extralinguísticos, tais como: metáforas, metonímias, personificação, imagens, cores e elementos extraverbais, como a posição do leitor/consumidor e do produtor/ autor em relação ao anúncio veiculado e o contexto situacional. Procuramos mostrar, através da análise do corpus selecionado, que o professor pesquisador que busca inserir nas suas aulas um modelo de análise de cunho Dialógico-Discursivo conduz o aluno a ampliar sua capacidade interpretativa, deixando de lado o modelo estanque de análise descritiva dos anúncios e levando o a compreender que os sentidos são construído sócio historicamente, isto é, ao desenvolver uma análise das figuras de linguagem pelo prisma enunciativo-discursivo, observamos uma multiplicidade de sentidos que só são possíveis de ser desvelados a partir da observância dos elementos extraverbais (elementos visuais, contexto social e histórico, sujeitos envolvidos no discurso), pois a palavra, por si só, não traz consigo uma carga expressiva e, ao fazer uma análise estritamente estrutural, como se os elementos verbais e extraverbais presentes nos anúncios fossem puramente homogêneos, são deixadas de lado partes significativas do enunciado que promovem os efeitos de sentido.

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