Quais são os elementos que provocam prazer na criança ao ler um livro? A pesquisa a seguir tem por finalidade analisar os elementos que provocam no leitor mirim a sensação de gozo e posteriormente afinidade, alcançando-os de maneira direta e marcante no contato com a literatura. A pesquisa bibliográfica será embasada nos seguintes autores:Bruno Bettelheim, Erich Fromm, Jean-Marie Dolle, Marisa Lajolo, Marta Maria da Costa, Nelly Novaes Coelho, Peter Hunt, Philippe Willermart, Regina Zilberman, Sigmund Freud. O ponto de partida será feito com a apresentação da história da literatura infantil, dialogando constantemente com o desenvolvimento do conceito de infância, apresentando através desse diálogo a influência e mudanças ocorridas nas histórias infantis, especialmente brasileiras, como também possibilitando um olhar sob os principais elementos do livro infantil: texto e imagens. Levando em consideração que a literatura é uma arte, e como toda arte deve ser vivenciada, primeiramente, baseada no prazer de usufrui-la, será exposto, em grau comparativo, o conceito de prazer e os aspectos, presentes na teoria, que contribuem para a relação, tão íntima, entre a literatura e as crianças. Tudo isso com foco no ponto de vista do leitor e sua capacidade de leitura do texto e imagens apresentados nas obras infantis escolhidas para análise, sendo, um grupo de obras que terão como principal característica, a representação da evolução histórica do livro infantil brasileiro. Tais diálogos pretendem possibilitar um olhar diferenciado do educador às preferencias literárias infantis, instruindo, a partir das discussões apontadas, melhores possibilidades de apresentação da literatura e seu ensino. Provocando, também, mais um caminho para uma formação de leitores, como também, uma explicação psicanalítica e mais profunda sobre o universo da literatura infantil e o princípio do prazer.