A BUSCA PELO PRAZER: O QUE A CRIANÇA PROCURA NA LITERATURA SOB O OLHAR DA PSICANÁLISE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27117 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 1045 "titulo" => "A BUSCA PELO PRAZER: O QUE A CRIANÇA PROCURA NA LITERATURA SOB O OLHAR DA PSICANÁLISE" "resumo" => "Quais são os elementos que provocam prazer na criança ao ler um livro? A pesquisa a seguir tem por finalidade analisar os elementos que provocam no leitor mirim a sensação de gozo e posteriormente afinidade, alcançando-os de maneira direta e marcante no contato com a literatura. A pesquisa bibliográfica será embasada nos seguintes autores:Bruno Bettelheim, Erich Fromm, Jean-Marie Dolle, Marisa Lajolo, Marta Maria da Costa, Nelly Novaes Coelho, Peter Hunt, Philippe Willermart, Regina Zilberman, Sigmund Freud. O ponto de partida será feito com a apresentação da história da literatura infantil, dialogando constantemente com o desenvolvimento do conceito de infância, apresentando através desse diálogo a influência e mudanças ocorridas nas histórias infantis, especialmente brasileiras, como também possibilitando um olhar sob os principais elementos do livro infantil: texto e imagens. Levando em consideração que a literatura é uma arte, e como toda arte deve ser vivenciada, primeiramente, baseada no prazer de usufrui-la, será exposto, em grau comparativo, o conceito de prazer e os aspectos, presentes na teoria, que contribuem para a relação, tão íntima, entre a literatura e as crianças. Tudo isso com foco no ponto de vista do leitor e sua capacidade de leitura do texto e imagens apresentados nas obras infantis escolhidas para análise, sendo, um grupo de obras que terão como principal característica, a representação da evolução histórica do livro infantil brasileiro. Tais diálogos pretendem possibilitar um olhar diferenciado do educador às preferencias literárias infantis, instruindo, a partir das discussões apontadas, melhores possibilidades de apresentação da literatura e seu ensino. Provocando, também, mais um caminho para uma formação de leitores, como também, uma explicação psicanalítica e mais profunda sobre o universo da literatura infantil e o princípio do prazer." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "ENSINO, LITERATURA INFANTIL, PSICANÁLISE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1045_05032017105900.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANA ROSENDO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LAIANA" "autor_email" => "laianarosendo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27117 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 1045 "titulo" => "A BUSCA PELO PRAZER: O QUE A CRIANÇA PROCURA NA LITERATURA SOB O OLHAR DA PSICANÁLISE" "resumo" => "Quais são os elementos que provocam prazer na criança ao ler um livro? A pesquisa a seguir tem por finalidade analisar os elementos que provocam no leitor mirim a sensação de gozo e posteriormente afinidade, alcançando-os de maneira direta e marcante no contato com a literatura. A pesquisa bibliográfica será embasada nos seguintes autores:Bruno Bettelheim, Erich Fromm, Jean-Marie Dolle, Marisa Lajolo, Marta Maria da Costa, Nelly Novaes Coelho, Peter Hunt, Philippe Willermart, Regina Zilberman, Sigmund Freud. O ponto de partida será feito com a apresentação da história da literatura infantil, dialogando constantemente com o desenvolvimento do conceito de infância, apresentando através desse diálogo a influência e mudanças ocorridas nas histórias infantis, especialmente brasileiras, como também possibilitando um olhar sob os principais elementos do livro infantil: texto e imagens. Levando em consideração que a literatura é uma arte, e como toda arte deve ser vivenciada, primeiramente, baseada no prazer de usufrui-la, será exposto, em grau comparativo, o conceito de prazer e os aspectos, presentes na teoria, que contribuem para a relação, tão íntima, entre a literatura e as crianças. Tudo isso com foco no ponto de vista do leitor e sua capacidade de leitura do texto e imagens apresentados nas obras infantis escolhidas para análise, sendo, um grupo de obras que terão como principal característica, a representação da evolução histórica do livro infantil brasileiro. Tais diálogos pretendem possibilitar um olhar diferenciado do educador às preferencias literárias infantis, instruindo, a partir das discussões apontadas, melhores possibilidades de apresentação da literatura e seu ensino. Provocando, também, mais um caminho para uma formação de leitores, como também, uma explicação psicanalítica e mais profunda sobre o universo da literatura infantil e o princípio do prazer." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "ENSINO, LITERATURA INFANTIL, PSICANÁLISE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1045_05032017105900.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANA ROSENDO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LAIANA" "autor_email" => "laianarosendo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }