Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

A BUSCA PELO PRAZER: O QUE A CRIANÇA PROCURA NA LITERATURA SOB O OLHAR DA PSICANÁLISE

Palavra-chaves: ENSINO, LITERATURA INFANTIL, PSICANÁLISE Comunicação Oral (CO) GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27117
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 1045
    "titulo" => "A BUSCA PELO PRAZER: O QUE A CRIANÇA PROCURA NA LITERATURA SOB O OLHAR DA PSICANÁLISE"
    "resumo" => "Quais são os elementos que provocam prazer na criança ao ler um livro? A pesquisa a seguir tem por finalidade analisar os elementos que provocam no leitor mirim a sensação de gozo e posteriormente afinidade, alcançando-os de maneira direta e marcante no contato com a literatura. A pesquisa bibliográfica será embasada nos seguintes autores:Bruno Bettelheim, Erich Fromm, Jean-Marie Dolle, Marisa Lajolo, Marta Maria da Costa, Nelly Novaes Coelho,  Peter Hunt, Philippe Willermart, Regina Zilberman, Sigmund Freud. O ponto de partida será feito com a apresentação da história da literatura infantil, dialogando constantemente com o desenvolvimento do conceito de infância, apresentando através desse diálogo a influência e mudanças ocorridas nas histórias infantis, especialmente brasileiras, como também possibilitando um olhar sob os principais elementos do livro infantil: texto e imagens. Levando em consideração que a literatura é uma arte, e como toda arte deve ser vivenciada, primeiramente, baseada no prazer de usufrui-la, será exposto, em grau comparativo, o conceito de prazer e os aspectos, presentes na teoria, que contribuem para a relação, tão íntima, entre a literatura e as crianças. Tudo isso com foco no ponto de vista do leitor e sua capacidade de leitura do texto e imagens apresentados nas obras infantis escolhidas para análise, sendo, um grupo de obras que terão como principal característica, a representação da evolução histórica do livro infantil brasileiro. Tais diálogos pretendem possibilitar um olhar diferenciado do educador às preferencias literárias infantis, instruindo, a partir das discussões apontadas, melhores possibilidades de apresentação da literatura e seu ensino. Provocando, também, mais um caminho para uma formação de leitores, como também, uma explicação psicanalítica e mais profunda sobre o universo da literatura infantil e o princípio do prazer."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LITERATURA INFANTIL, PSICANÁLISE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1045_05032017105900.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIANA ROSENDO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LAIANA"
    "autor_email" => "laianarosendo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27117
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 1045
    "titulo" => "A BUSCA PELO PRAZER: O QUE A CRIANÇA PROCURA NA LITERATURA SOB O OLHAR DA PSICANÁLISE"
    "resumo" => "Quais são os elementos que provocam prazer na criança ao ler um livro? A pesquisa a seguir tem por finalidade analisar os elementos que provocam no leitor mirim a sensação de gozo e posteriormente afinidade, alcançando-os de maneira direta e marcante no contato com a literatura. A pesquisa bibliográfica será embasada nos seguintes autores:Bruno Bettelheim, Erich Fromm, Jean-Marie Dolle, Marisa Lajolo, Marta Maria da Costa, Nelly Novaes Coelho,  Peter Hunt, Philippe Willermart, Regina Zilberman, Sigmund Freud. O ponto de partida será feito com a apresentação da história da literatura infantil, dialogando constantemente com o desenvolvimento do conceito de infância, apresentando através desse diálogo a influência e mudanças ocorridas nas histórias infantis, especialmente brasileiras, como também possibilitando um olhar sob os principais elementos do livro infantil: texto e imagens. Levando em consideração que a literatura é uma arte, e como toda arte deve ser vivenciada, primeiramente, baseada no prazer de usufrui-la, será exposto, em grau comparativo, o conceito de prazer e os aspectos, presentes na teoria, que contribuem para a relação, tão íntima, entre a literatura e as crianças. Tudo isso com foco no ponto de vista do leitor e sua capacidade de leitura do texto e imagens apresentados nas obras infantis escolhidas para análise, sendo, um grupo de obras que terão como principal característica, a representação da evolução histórica do livro infantil brasileiro. Tais diálogos pretendem possibilitar um olhar diferenciado do educador às preferencias literárias infantis, instruindo, a partir das discussões apontadas, melhores possibilidades de apresentação da literatura e seu ensino. Provocando, também, mais um caminho para uma formação de leitores, como também, uma explicação psicanalítica e mais profunda sobre o universo da literatura infantil e o princípio do prazer."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LITERATURA INFANTIL, PSICANÁLISE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID1045_05032017105900.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIANA ROSENDO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LAIANA"
    "autor_email" => "laianarosendo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Quais são os elementos que provocam prazer na criança ao ler um livro? A pesquisa a seguir tem por finalidade analisar os elementos que provocam no leitor mirim a sensação de gozo e posteriormente afinidade, alcançando-os de maneira direta e marcante no contato com a literatura. A pesquisa bibliográfica será embasada nos seguintes autores:Bruno Bettelheim, Erich Fromm, Jean-Marie Dolle, Marisa Lajolo, Marta Maria da Costa, Nelly Novaes Coelho, Peter Hunt, Philippe Willermart, Regina Zilberman, Sigmund Freud. O ponto de partida será feito com a apresentação da história da literatura infantil, dialogando constantemente com o desenvolvimento do conceito de infância, apresentando através desse diálogo a influência e mudanças ocorridas nas histórias infantis, especialmente brasileiras, como também possibilitando um olhar sob os principais elementos do livro infantil: texto e imagens. Levando em consideração que a literatura é uma arte, e como toda arte deve ser vivenciada, primeiramente, baseada no prazer de usufrui-la, será exposto, em grau comparativo, o conceito de prazer e os aspectos, presentes na teoria, que contribuem para a relação, tão íntima, entre a literatura e as crianças. Tudo isso com foco no ponto de vista do leitor e sua capacidade de leitura do texto e imagens apresentados nas obras infantis escolhidas para análise, sendo, um grupo de obras que terão como principal característica, a representação da evolução histórica do livro infantil brasileiro. Tais diálogos pretendem possibilitar um olhar diferenciado do educador às preferencias literárias infantis, instruindo, a partir das discussões apontadas, melhores possibilidades de apresentação da literatura e seu ensino. Provocando, também, mais um caminho para uma formação de leitores, como também, uma explicação psicanalítica e mais profunda sobre o universo da literatura infantil e o princípio do prazer.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.