Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

VIVENCIANDO A MONITORIA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: MONITORIA DE MATEMÁTICA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA Relato de Experiência (RE) ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
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Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho traz algumas reflexões advindas da experiência das atividades de monitoria desenvolvidas nos componentes curriculares Prática Pedagógica no Ensino da Matemática I e Laboratório no Ensino da Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba, campus de Patos. Apresenta os desafios enfrentados, pelos monitores, na realização dessa tarefa, discute os saberes adquiridos ao longo da experiência, as contribuições das atividades de monitoria para a docência em Matemática e tece considerações sobre vivenciar a atividade da docência e ser aluno em formação inicial simultaneamente. O artigo obteve respaldo teórico no campo de pesquisa da Educação e Educação Matemática, e em autores que discorrem acerca da monitoria na academia como Ferraz et al (2009), Nacimente et al, (2010), Assis (2006) dentre outros. O trabalho dos monitores conforme o regulamento desta atividade, consiste em: auxiliar o corpo docente em tarefas pedagógicas e científicas, inclusive na preparação de aulas, trabalhos didáticos e atendimento a alunos; auxiliar o corpo docente em trabalhos práticos e experimentais; ajudar e orientar os alunos em seus estudos e trabalhos teóricos e práticos; constituir um elo entre os docentes e discentes, visando o melhor ajustamento entre a execução dos programas de curso e o desenvolvimento da aprendizagem. O programa de monitora dessa natureza tornou-se pertinente, porque envolveu os graduandos/monitores em atividades extras para com a sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento profissional do futuro professor de Matemática, visando o ser professor-pesquisador. Assim, o trabalho apresenta a monitoria no curso de Licenciatura em Matemática como espaço de construção da identidade do professor de Matemática.

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