Resumo
Como professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, constatamos a existência de deficiências no ensino/aprendizagem em trigonometria. O ensino de trigonometria tem como principal objetivo fornecer ferramentas para a compreensão de fenômenos que apresentam padrões periódicos e se espera que o aluno desenvolva neste nível, a capacidade de resolver problemas a eles associados.Temos observado que este objetivo não é trabalhado em sala de aula, pois a maioria das atividades propostas visava à aprendizagem do uso de regras e de fórmulas para responder exercícios padrões. Daí surgiu a necessidade de montarmos um módulo de ensino não somente para o aluno aprender com maior profundidade os conhecimentos prévios a serem utilizados posteriormente no esboço dos gráficos das funções circulares, como também fornecer certos hábitos e desenvolver determinadas habilidades reconhecidas como indispensáveis pelas diretrizes curriculares do Ensino Médio, como também, na direção de responder às demandas educativas contemporâneas referentes às habilidades e competências, tendo como base o domínio de conceitos e procedimentos, mudanças estas que requerem um maior aprofundamento da nossa compreensão do processo de ensino/aprendizagem deste conteúdo, analisando aspectos das políticas propostas para a educação como um todo até a realidade do dia a dia da sala de aula de matemática. E, nesta direção, acreditamos que esta metodologia de ensino seguindo princípios da teoria de Ausubel, fornecerá condições de considerar os interesses dos alunos e de desenvolver suas potencialidades tendo como de partida os seus conhecimentos prévios.
Palavras-chaves:1-Ensino de Trigonometria; 2-Aprendizagem significativa; 3-Ensino Médio.