Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

POSSIBILIDADES DE ENSINO E DE CURRÍCULO: UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS DA BBC EM AULAS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, DOCUMENTÁRIO BBC THE STORY OF MATHS, PIBIC CNPQ Comunicação Oral (CO) ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26507
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 31
    "inscrito_id" => 338
    "titulo" => "POSSIBILIDADES DE ENSINO E DE CURRÍCULO: UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS DA BBC EM AULAS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Nossa pesquisa de iniciação científica PIBIC CNPq teve como objetivo focar o uso da História da Matemática em sala de aula nos processos de ensino e aprendizagem. A utilização da História da Matemática pode se dar de várias formas como oportunidade de promover atividades diferenciadas. O documentário da BBC, The Story of Maths, apresentado pelo matemático Marcus Du Sautoy, pesquisador da Universidade Oxford, foi nossa ferramenta enquanto recurso de ensino. No documentário, o professor Marcus Du Sautoy discute diversos assuntos matemáticos de forma clara e acessível, explorando histórias de vida cativantes dos maiores matemáticos ao redor do mundo. Diante disso, elaboramos um questionário, aplicado em duas escolas públicas de Campina Grande com o objetivo de sabermos a visão dos professores de Matemática sobre trabalhar a História da Matemática em sala de aula. Em nossa pesquisa, de caráter qualitativo, pudemos constatar o interesse dos quatorze professores de Matemática de Campina Grande, Paraíba, sujeitos de nossa pesquisa, em suas respostas ao questionário. Afirmaram que utilizariam o documentário da BCC desde que houvesse elaboração de uma proposta didática para seu uso em sala de aula, pois os professores, ao assistirem quinze minutos do documentário, ficaram deslumbrados com a qualidade. A realização de nossa pesquisa mostrou que devemos nos debruçar no desenvolvimento de uma proposta didática adequada ao uso do referido documentário, pois o mesmo foi aprovado por todos os professores pesquisados. Devemos levar em consideração o desenvolvimento da tecnologia educativa e sua pertinência no currículo escolar, como aponta os PCNEM. Olharmos as tecnologias e mídias e repensarmos de como podemos usá-las como recursos audiovisuais em sala de aula, em especial a explorar a História da Matemática como recurso de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, DOCUMENTÁRIO BBC THE STORY OF MATHS, PIBIC CNPQ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA16_ID338_13102016194138.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA ARAÚJO SIMÕES"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA SIMÕES"
    "autor_email" => "pryscilaaraujo03@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26507
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 31
    "inscrito_id" => 338
    "titulo" => "POSSIBILIDADES DE ENSINO E DE CURRÍCULO: UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS DA BBC EM AULAS DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Nossa pesquisa de iniciação científica PIBIC CNPq teve como objetivo focar o uso da História da Matemática em sala de aula nos processos de ensino e aprendizagem. A utilização da História da Matemática pode se dar de várias formas como oportunidade de promover atividades diferenciadas. O documentário da BBC, The Story of Maths, apresentado pelo matemático Marcus Du Sautoy, pesquisador da Universidade Oxford, foi nossa ferramenta enquanto recurso de ensino. No documentário, o professor Marcus Du Sautoy discute diversos assuntos matemáticos de forma clara e acessível, explorando histórias de vida cativantes dos maiores matemáticos ao redor do mundo. Diante disso, elaboramos um questionário, aplicado em duas escolas públicas de Campina Grande com o objetivo de sabermos a visão dos professores de Matemática sobre trabalhar a História da Matemática em sala de aula. Em nossa pesquisa, de caráter qualitativo, pudemos constatar o interesse dos quatorze professores de Matemática de Campina Grande, Paraíba, sujeitos de nossa pesquisa, em suas respostas ao questionário. Afirmaram que utilizariam o documentário da BCC desde que houvesse elaboração de uma proposta didática para seu uso em sala de aula, pois os professores, ao assistirem quinze minutos do documentário, ficaram deslumbrados com a qualidade. A realização de nossa pesquisa mostrou que devemos nos debruçar no desenvolvimento de uma proposta didática adequada ao uso do referido documentário, pois o mesmo foi aprovado por todos os professores pesquisados. Devemos levar em consideração o desenvolvimento da tecnologia educativa e sua pertinência no currículo escolar, como aponta os PCNEM. Olharmos as tecnologias e mídias e repensarmos de como podemos usá-las como recursos audiovisuais em sala de aula, em especial a explorar a História da Matemática como recurso de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-16: História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, DOCUMENTÁRIO BBC THE STORY OF MATHS, PIBIC CNPQ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA16_ID338_13102016194138.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA ARAÚJO SIMÕES"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA SIMÕES"
    "autor_email" => "pryscilaaraujo03@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Nossa pesquisa de iniciação científica PIBIC CNPq teve como objetivo focar o uso da História da Matemática em sala de aula nos processos de ensino e aprendizagem. A utilização da História da Matemática pode se dar de várias formas como oportunidade de promover atividades diferenciadas. O documentário da BBC, The Story of Maths, apresentado pelo matemático Marcus Du Sautoy, pesquisador da Universidade Oxford, foi nossa ferramenta enquanto recurso de ensino. No documentário, o professor Marcus Du Sautoy discute diversos assuntos matemáticos de forma clara e acessível, explorando histórias de vida cativantes dos maiores matemáticos ao redor do mundo. Diante disso, elaboramos um questionário, aplicado em duas escolas públicas de Campina Grande com o objetivo de sabermos a visão dos professores de Matemática sobre trabalhar a História da Matemática em sala de aula. Em nossa pesquisa, de caráter qualitativo, pudemos constatar o interesse dos quatorze professores de Matemática de Campina Grande, Paraíba, sujeitos de nossa pesquisa, em suas respostas ao questionário. Afirmaram que utilizariam o documentário da BCC desde que houvesse elaboração de uma proposta didática para seu uso em sala de aula, pois os professores, ao assistirem quinze minutos do documentário, ficaram deslumbrados com a qualidade. A realização de nossa pesquisa mostrou que devemos nos debruçar no desenvolvimento de uma proposta didática adequada ao uso do referido documentário, pois o mesmo foi aprovado por todos os professores pesquisados. Devemos levar em consideração o desenvolvimento da tecnologia educativa e sua pertinência no currículo escolar, como aponta os PCNEM. Olharmos as tecnologias e mídias e repensarmos de como podemos usá-las como recursos audiovisuais em sala de aula, em especial a explorar a História da Matemática como recurso de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.