A presente comunicação está vinculada a um projeto de pesquisa de Mestrado em andamento. O conceito de número negativo é o objeto principal do estudo e o livro didático de 7º ano do ensino fundamental, o recurso escolhido para a coleta de dados. A partir de estudos sobre a análise de livros de matemática e de alguns fundamentos teóricos adotados nesta pesquisa foi definido o seguinte problema: Como é abordado nos Livros Didáticos de Matemática atuais de 7º ano do ensino fundamental o conceito de Número Negativo? Nesse sentido, o objetivo geral do estudo é: Mapear as abordagens utilizadas em livros didáticos de matemática de 7º ano do ensino fundamental relativas a introdução do conceito de número negativo. Em termos de objetivos específicos foram definidos os seguintes: Identificar quais abordagens são utilizadas em livros didáticos de matemática de 7º ano do ensino fundamental relativas a introdução do conceito de número negativo e Investigar se as atividades apresentadas nos livros didáticos de matemática de 7º ano do ensino fundamental auxiliam a compreensão por alunos desse ano de escolaridade, tanto no aspecto do cotidiano assim como nas necessidades lógicas da matemática no que se refere ao conceito de número negativo. Em termos metodológicos apresentamos aspectos do capítulo analisado do livro didático sobre o conceito em tela e nesse sentido são revelados os primeiros resultados do estudo.