Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O CONCEITO DE NÚMERO NEGATIVO. ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO.

Palavra-chaves: NÚMERO NEGATIVO, LIVRO DIDÁTICO, ANÁLISE PRAXEOLOGICA Comunicação Oral (CO) ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26462
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 196
    "inscrito_id" => 529
    "titulo" => "O CONCEITO DE NÚMERO NEGATIVO. ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO."
    "resumo" => "A presente comunicação está vinculada a um projeto de pesquisa de Mestrado em andamento. O conceito de número negativo é o objeto principal do estudo e o livro didático de 7º ano do ensino fundamental, o recurso escolhido para a coleta de dados. A partir de estudos sobre a análise de livros de matemática e de alguns fundamentos teóricos adotados nesta pesquisa foi definido o seguinte problema: Como é abordado nos Livros Didáticos de Matemática atuais de 7º ano do ensino fundamental o conceito de Número Negativo? Nesse sentido, o objetivo geral do estudo é: Mapear as abordagens utilizadas em livros didáticos de matemática de 7º ano do ensino fundamental relativas a introdução do conceito de número negativo. Em termos de objetivos específicos foram definidos os seguintes: Identificar quais abordagens são utilizadas em livros didáticos de matemática de 7º ano do ensino fundamental relativas a introdução do conceito de número negativo e Investigar se as atividades apresentadas nos livros didáticos de matemática de 7º ano do ensino fundamental auxiliam a compreensão por alunos desse ano de escolaridade, tanto no aspecto do cotidiano assim como nas necessidades lógicas da matemática no que se refere ao conceito de número negativo. Em termos metodológicos apresentamos aspectos do capítulo analisado do livro didático sobre o conceito em tela e nesse sentido são revelados os primeiros resultados do estudo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "NÚMERO NEGATIVO, LIVRO DIDÁTICO, ANÁLISE PRAXEOLOGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA4_ID529_30102016220856.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JORGE HENRIQUE DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "JORGE H. DUARTE"
    "autor_email" => "duartejhd@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO/FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU-FACIG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26462
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 196
    "inscrito_id" => 529
    "titulo" => "O CONCEITO DE NÚMERO NEGATIVO. ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO."
    "resumo" => "A presente comunicação está vinculada a um projeto de pesquisa de Mestrado em andamento. O conceito de número negativo é o objeto principal do estudo e o livro didático de 7º ano do ensino fundamental, o recurso escolhido para a coleta de dados. A partir de estudos sobre a análise de livros de matemática e de alguns fundamentos teóricos adotados nesta pesquisa foi definido o seguinte problema: Como é abordado nos Livros Didáticos de Matemática atuais de 7º ano do ensino fundamental o conceito de Número Negativo? Nesse sentido, o objetivo geral do estudo é: Mapear as abordagens utilizadas em livros didáticos de matemática de 7º ano do ensino fundamental relativas a introdução do conceito de número negativo. Em termos de objetivos específicos foram definidos os seguintes: Identificar quais abordagens são utilizadas em livros didáticos de matemática de 7º ano do ensino fundamental relativas a introdução do conceito de número negativo e Investigar se as atividades apresentadas nos livros didáticos de matemática de 7º ano do ensino fundamental auxiliam a compreensão por alunos desse ano de escolaridade, tanto no aspecto do cotidiano assim como nas necessidades lógicas da matemática no que se refere ao conceito de número negativo. Em termos metodológicos apresentamos aspectos do capítulo analisado do livro didático sobre o conceito em tela e nesse sentido são revelados os primeiros resultados do estudo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "NÚMERO NEGATIVO, LIVRO DIDÁTICO, ANÁLISE PRAXEOLOGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA4_ID529_30102016220856.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JORGE HENRIQUE DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "JORGE H. DUARTE"
    "autor_email" => "duartejhd@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO/FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARASSU-FACIG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

A presente comunicação está vinculada a um projeto de pesquisa de Mestrado em andamento. O conceito de número negativo é o objeto principal do estudo e o livro didático de 7º ano do ensino fundamental, o recurso escolhido para a coleta de dados. A partir de estudos sobre a análise de livros de matemática e de alguns fundamentos teóricos adotados nesta pesquisa foi definido o seguinte problema: Como é abordado nos Livros Didáticos de Matemática atuais de 7º ano do ensino fundamental o conceito de Número Negativo? Nesse sentido, o objetivo geral do estudo é: Mapear as abordagens utilizadas em livros didáticos de matemática de 7º ano do ensino fundamental relativas a introdução do conceito de número negativo. Em termos de objetivos específicos foram definidos os seguintes: Identificar quais abordagens são utilizadas em livros didáticos de matemática de 7º ano do ensino fundamental relativas a introdução do conceito de número negativo e Investigar se as atividades apresentadas nos livros didáticos de matemática de 7º ano do ensino fundamental auxiliam a compreensão por alunos desse ano de escolaridade, tanto no aspecto do cotidiano assim como nas necessidades lógicas da matemática no que se refere ao conceito de número negativo. Em termos metodológicos apresentamos aspectos do capítulo analisado do livro didático sobre o conceito em tela e nesse sentido são revelados os primeiros resultados do estudo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.