O presente artigo tem o intuito de relatar uma experiência no ensino e aprendizagem de matemática entre alunos do 3ª ano do ensino Médio da escola Nicanor Souto Maior, no município de Caruaru, Pernambuco, e monitores bolsistas do PIBID. O relato descreve o uso de recursos didáticos, tais como a Matemágica no uso de equações e algoritmos e um jogo de tabuleiro envolvendo raciocínio lógico, além de aritmética e se a construção de tais recursos contribuem para uma aprendizagem significativa dos temas relacionados com as atividades por parte dos alunos, tanto aqueles que colaboraram na construção das atividades como aqueles que simplesmente só participaram nos momentos finais, após os trabalhos de elaboração estarem concluídos. Também será exposto se trabalhar em conjunto com os alunos fará com que eles possam se relacionar melhor como pessoas e se as relações interpessoais que se fazem presentes durante todo o processo tragam uma maior aproximação entre eles e instaure uma possível melhora nas diferenças de opiniões que residem não só na turma deles, mas em qualquer forma de vida em conjunto social.