Trabalhar o desenvolvimento do pensamento geométrico é uma ação indispensável na atividade docente. A exploração dos conceitos geométricos contribui para desenvolver habilidades geométricas na educação dos sujeitos aprendizes. Assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas por meio de um projeto pedagógico intitulado “Polígonos regulares: investigando revestimentos”, executado em uma escola pública de Ensino Fundamental na cidade de Patos, PB, com alunos do 7° anos do Ensino Fundamental. A proposta visou re(significar) o ensino dos polígonos regulares abordados nos livros didáticos do Ensino Fundamental. Os aspectos metodológicos consistiram na elaboração de um roteiro contendo algumas atividades que proporcionasse aos alunos uma investigação e exploração da geometria. O projeto foi dividido em três momentos, quais sejam: observação, registro e pesquisa de revestimentos nas ruas do bairro onde moram, conforme suas percepções; segundo momento, leitura e reflexão de um texto intitulado Uma arte antiga, história contida no livro didático de Giovanni Júnior e Castrucci (2009); por último, foi solicitado criação de um mosaico, utilizando os seguintes materiais: cartolina, papel colorido, papel quadriculado, régua, tesoura e cola. Na sequência foram lançados os seguintes desafios: construção de várias peças com pedaços de cartolina (quadrados, hexágonos e triângulos). O relato de experiência busca respaldo teórico no campo da Educação Matemática. Esta atividade pedagógica gerou resultados satisfatórios, pelas quais foi possível conscientizar os educandos para a importância da Geometria no seu espaço, percebendo que ela faz parte do cotidiano; podendo, porém, torná-la mais atrativa e eficaz. Ademais, constata-se que foi possível re(significar) o ensino de polígonos regulares por meios de um trabalho sistematizado dessa natureza