DINAMISMO NA AULA DE GEOMETRIA: O TANGRAM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26420 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 288 "titulo" => "DINAMISMO NA AULA DE GEOMETRIA: O TANGRAM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma sequência de aulas realizada em uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública estadual, funcionando em tempo integral, localizada na cidade de Pesqueira-PE por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID (Programa no qual permite estudantes de licenciaturas a ingressarem no ambiente escolar de forma que vivenciem num espaço de educação das escolas públicas o trabalho de ensinar o conhecimento para alunos da educação básica). Trabalhando o conteúdo “áreas de figuras planas”, uma vez que é um tema que está contido no bloco da geometria e que na maioria das vezes se trata de um assunto que traz dificuldades tanto para os educadores e consequentemente para os estudantes, partindo do ponto de que há um desinteresse por essa parte da matemática, justamente por sua complexidade, foram propostas atividades dinâmicas que incluíam a construção de um tangram e a manipulação de suas peças nas quais tiveram por objetivo incentivar os alunos a descobrirem por si mesmos a relação que há entre as áreas do quadrado, triângulo, retângulo e paralelogramo. Dessa forma os resultados obtidos após a análise das atividades indicam que com a realização dessa proposta didática contribuímos de maneira dinâmica para uma aprendizagem satisfatória e eficiente. Uma aprendizagem que possibilitou aos estudantes a interação com o raciocínio e o senso de intuição, juntamente com a socialização de conhecimentos no ato de solucionar problemas e desafios, afim de que pudessem aperfeiçoar e concretizar os conceitos estudados." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "FIGURAS PLANAS, TANGRAM, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID288_19102016214742.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BETÂNIA DOS SANTOS MELO" "autor_nome_curto" => "BETÂNIA" "autor_email" => "betaniamelo242@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS PESQUEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26420 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 288 "titulo" => "DINAMISMO NA AULA DE GEOMETRIA: O TANGRAM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma sequência de aulas realizada em uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública estadual, funcionando em tempo integral, localizada na cidade de Pesqueira-PE por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID (Programa no qual permite estudantes de licenciaturas a ingressarem no ambiente escolar de forma que vivenciem num espaço de educação das escolas públicas o trabalho de ensinar o conhecimento para alunos da educação básica). Trabalhando o conteúdo “áreas de figuras planas”, uma vez que é um tema que está contido no bloco da geometria e que na maioria das vezes se trata de um assunto que traz dificuldades tanto para os educadores e consequentemente para os estudantes, partindo do ponto de que há um desinteresse por essa parte da matemática, justamente por sua complexidade, foram propostas atividades dinâmicas que incluíam a construção de um tangram e a manipulação de suas peças nas quais tiveram por objetivo incentivar os alunos a descobrirem por si mesmos a relação que há entre as áreas do quadrado, triângulo, retângulo e paralelogramo. Dessa forma os resultados obtidos após a análise das atividades indicam que com a realização dessa proposta didática contribuímos de maneira dinâmica para uma aprendizagem satisfatória e eficiente. Uma aprendizagem que possibilitou aos estudantes a interação com o raciocínio e o senso de intuição, juntamente com a socialização de conhecimentos no ato de solucionar problemas e desafios, afim de que pudessem aperfeiçoar e concretizar os conceitos estudados." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior" "palavra_chave" => "FIGURAS PLANAS, TANGRAM, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID288_19102016214742.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BETÂNIA DOS SANTOS MELO" "autor_nome_curto" => "BETÂNIA" "autor_email" => "betaniamelo242@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS PESQUEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }