O diálogo entre Currículo, a Filosofia e História da Matemática faz parte atualidade. Ao focar o Currículo numa perspectiva da Filosofia e da História da Matemática, em especial dentro da Educação Matemática deparamo-nos com tendências diversificadas de conceber e de trabalhar com essa tríada. Diversos educadores matemáticos entendem que educar matematicamente abrange um pensar crítico e reflexivo sobre o solicitado nas diferentes atividades a serem desenvolvidas nas ações de ensinar e de aprender Matemática. Esse pensar crítico-reflexivo é uma das características da Filosofia e de uma História problematizadora. Enquanto tal, nossa posição é que deva estar presente nesses diálogos atividades, evidenciando uma atitude filosófica e histórica. Entretanto, é importante discriminar as diferenças entre essas concepções e atitudes e o trabalho que há que se realizar na dimensão da Filosofia e da História da Matemática. Portanto, esta palestra tem por objetivo trazer diálogos entre o Currículo observando as concepções filosóficas e históricas da matemática no âmbito da Educação Matemática.
Palavras-chave: Diálogo; Currículo; Filosofia; História da Matemática.