Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O ENSINO DE GEOMETRIA: UM MODELO DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, GEOMETRIA, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ET-06: Educação de Jovens e Adultos e Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26472
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 101
    "inscrito_id" => 689
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOMETRIA: UM MODELO DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos no contexto da Educação Brasileira precisa ser repensada no que se diz respeito à figura do Professor Educador, bem como é válido ressaltar a relevância das particularidades dos alunos inseridos nessa modalidade a fim de incorporar no planejamento atividades adaptadas para este público. Neste sentido, esse trabalho foi desenvolvido com o propósito de refletir sobre o Ensino de Matemática voltado especificamente a conteúdos de Geometria a partir de um modelo didático aplicado em uma turma da EJA. Apresentamos ainda pontos cruciais do contexto histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, e descrevemos o perfil dos alunos inseridos nessa realidade. Por outro lado, ressaltamos alguns discursos baseados em teóricos da área de Educação e Educação Matemática sobre o papel do professor nessa modalidade de ensino. As atividades apresentadas são direcionadas ao Ensino de Geometria, tais quais, enfatizavam as figuras planas e suas características. Adiante, destacamos a história da Matemática, a manipulação de materiais didáticos e o uso de saberes do cotidiano como molas propulsoras dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Os resultados apontam que, os alunos apresentavam pouco conhecimento sobre tópicos de história da Matemática, mas especificamente quando relacionada ao contexto histórico da Geometria. A partir das atividades direcionadas, os alunos puderam perceber o quão significativo é conhecer sobre a origem da Matemática, como se deu seu desenvolvimento, quais os principais matemáticos e suas contribuições para a execução de situações do cotidiano, bem como é imprescindível poder relacionar o Ensino da Geometria com objetos geométricos de fácil acesso e comum a todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-06: Educação de Jovens e Adultos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, GEOMETRIA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA6_ID689_29102016013525.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JORGE CASIMIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JORGE SANTOS"
    "autor_email" => "jorge.cassimiro14@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26472
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 101
    "inscrito_id" => 689
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOMETRIA: UM MODELO DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos no contexto da Educação Brasileira precisa ser repensada no que se diz respeito à figura do Professor Educador, bem como é válido ressaltar a relevância das particularidades dos alunos inseridos nessa modalidade a fim de incorporar no planejamento atividades adaptadas para este público. Neste sentido, esse trabalho foi desenvolvido com o propósito de refletir sobre o Ensino de Matemática voltado especificamente a conteúdos de Geometria a partir de um modelo didático aplicado em uma turma da EJA. Apresentamos ainda pontos cruciais do contexto histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, e descrevemos o perfil dos alunos inseridos nessa realidade. Por outro lado, ressaltamos alguns discursos baseados em teóricos da área de Educação e Educação Matemática sobre o papel do professor nessa modalidade de ensino. As atividades apresentadas são direcionadas ao Ensino de Geometria, tais quais, enfatizavam as figuras planas e suas características. Adiante, destacamos a história da Matemática, a manipulação de materiais didáticos e o uso de saberes do cotidiano como molas propulsoras dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Os resultados apontam que, os alunos apresentavam pouco conhecimento sobre tópicos de história da Matemática, mas especificamente quando relacionada ao contexto histórico da Geometria. A partir das atividades direcionadas, os alunos puderam perceber o quão significativo é conhecer sobre a origem da Matemática, como se deu seu desenvolvimento, quais os principais matemáticos e suas contribuições para a execução de situações do cotidiano, bem como é imprescindível poder relacionar o Ensino da Geometria com objetos geométricos de fácil acesso e comum a todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-06: Educação de Jovens e Adultos e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, GEOMETRIA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA6_ID689_29102016013525.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JORGE CASIMIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JORGE SANTOS"
    "autor_email" => "jorge.cassimiro14@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos no contexto da Educação Brasileira precisa ser repensada no que se diz respeito à figura do Professor Educador, bem como é válido ressaltar a relevância das particularidades dos alunos inseridos nessa modalidade a fim de incorporar no planejamento atividades adaptadas para este público. Neste sentido, esse trabalho foi desenvolvido com o propósito de refletir sobre o Ensino de Matemática voltado especificamente a conteúdos de Geometria a partir de um modelo didático aplicado em uma turma da EJA. Apresentamos ainda pontos cruciais do contexto histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, e descrevemos o perfil dos alunos inseridos nessa realidade. Por outro lado, ressaltamos alguns discursos baseados em teóricos da área de Educação e Educação Matemática sobre o papel do professor nessa modalidade de ensino. As atividades apresentadas são direcionadas ao Ensino de Geometria, tais quais, enfatizavam as figuras planas e suas características. Adiante, destacamos a história da Matemática, a manipulação de materiais didáticos e o uso de saberes do cotidiano como molas propulsoras dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Os resultados apontam que, os alunos apresentavam pouco conhecimento sobre tópicos de história da Matemática, mas especificamente quando relacionada ao contexto histórico da Geometria. A partir das atividades direcionadas, os alunos puderam perceber o quão significativo é conhecer sobre a origem da Matemática, como se deu seu desenvolvimento, quais os principais matemáticos e suas contribuições para a execução de situações do cotidiano, bem como é imprescindível poder relacionar o Ensino da Geometria com objetos geométricos de fácil acesso e comum a todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.