A Educação de Jovens e Adultos no contexto da Educação Brasileira precisa ser repensada no que se diz respeito à figura do Professor Educador, bem como é válido ressaltar a relevância das particularidades dos alunos inseridos nessa modalidade a fim de incorporar no planejamento atividades adaptadas para este público. Neste sentido, esse trabalho foi desenvolvido com o propósito de refletir sobre o Ensino de Matemática voltado especificamente a conteúdos de Geometria a partir de um modelo didático aplicado em uma turma da EJA. Apresentamos ainda pontos cruciais do contexto histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, e descrevemos o perfil dos alunos inseridos nessa realidade. Por outro lado, ressaltamos alguns discursos baseados em teóricos da área de Educação e Educação Matemática sobre o papel do professor nessa modalidade de ensino. As atividades apresentadas são direcionadas ao Ensino de Geometria, tais quais, enfatizavam as figuras planas e suas características. Adiante, destacamos a história da Matemática, a manipulação de materiais didáticos e o uso de saberes do cotidiano como molas propulsoras dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Os resultados apontam que, os alunos apresentavam pouco conhecimento sobre tópicos de história da Matemática, mas especificamente quando relacionada ao contexto histórico da Geometria. A partir das atividades direcionadas, os alunos puderam perceber o quão significativo é conhecer sobre a origem da Matemática, como se deu seu desenvolvimento, quais os principais matemáticos e suas contribuições para a execução de situações do cotidiano, bem como é imprescindível poder relacionar o Ensino da Geometria com objetos geométricos de fácil acesso e comum a todos.