Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ENSINO DE CÁLCULO INTEGRAL VIA SOFTWARE GEOGEBRA NA ANÁLISE DO PARADOXO MATEMÁTICO DA TROMBETA DE GABRIEL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, METODOLOGIA DE ENSINO, INTEGRAL IMPRÓPRIA Pôster (PO) ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior
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Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Esse artigo apresenta o uso de Recursos Didáticos e Educação Matemática no Ensino Superior, ao utilizar-se do Software GeoGebra, versão 5.0, para construir gráficos em três dimensões. Entende-se o papel da Educação Matemática como aquele voltado para o desenvolvimento curricular e sua relação com as atividades docentes de ensino. O uso do Software permitiu uma atividade de ensino com maior significado, pois permitiu a compreensão do paradoxo da Trombeta de Gabriel através do cálculo de Integrais impróprias. A Trombeta de Gabriel foi criada pelo físico e matemático italiano Evangelista Torricelli (1608 – 1647), sendo chamada também de trombeta de Torricelli, trata-se de uma superfície de revolução que se obtém girando a curva y=1/x, com x 𝜖 [1, ∞[, em torno do eixo das abscissas. A integral imprópria é o limite de uma integral definida quando o intervalo de integração é infinito, ou seja, se aproxima de menos ou mais infinito. Em alguns casos, os dois lados do intervalo se aproximam desses limites. A metodologia de pesquisa consiste em uma investigação bibliográfica, da aplicação de integrais impróprias para encontrar a área de superfície e volume e da construção do sólido por meio do Software GeoGebra, versão 5.0, para gráficos em 3 dimensões. Os resultados do estudo mostram o sólido gerado via software matemático e que tal construção tem a característica de possuir uma superfície com área infinita que possui um volume finito, ou seja, um paradoxo e indica que um dos principais objetivos da Educação matemática consiste na busca pela qualidade no ensino /aprendizagem em matemática, sobretudo na importante relação professor-aluno na busca pelo saber matemático.

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