Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ESTUDOS DE EQUAÇÕES DO 2º GRAU E SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU NO GEOGEBRA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, OFICINA PEDAGÓGICA, SOFTWARE GEOGEBRA Comunicação Oral (CO) ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26435
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 56
    "inscrito_id" => 306
    "titulo" => "ESTUDOS DE EQUAÇÕES DO 2º GRAU E SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU NO GEOGEBRA"
    "resumo" => "O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma oficina pedagógica intitulada que foi o Estudo de Equações do 2º grau e Sistemas de Equações do 1º grau utilizando o software Geogebra, recurso de grande porte no auxilio do ensino e aprendizagem da matemática.  A oficina foi realizada com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do município de Rio Tinto-PB. A oficina teve seu desenvolvimento no laboratório de informática da UFPB/Campus IV, durante a IV Semana da Matemática, no período de 19 a 21 de outubro. O intuito dessa oficina pedagógica foi promover aos alunos do Ensino Médio um ensino contextualizado, diferenciado e poder contribuir com uma melhor visualização nos conteúdos do ensino da matemática, utilizando como recurso tecnológico o software Geogebra. A metodologia utilizada neste trabalho quanto aos procedimentos técnicos, foi à pesquisa bibliográfica e a pesquisa experimental. Quanto aos objetivos, foi caracterizada como descritiva e exploratória, e quanto à abordagem do problema foi à pesquisa qualitativa pelo fato que esse estudo objetivava inserir e descrever as características e os comportamentos dos alunos após a oficina. A oficina pedagógica foi realizada com 30 alunos do 2° e 3° ano do Ensino Médio da respectiva escola. Ao final da aplicação e desenvolvimento da oficina, através dos resultados observados e descritos pelos alunos foi possível concluir que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer novos ambientes de aprendizagem, expandindo seus conhecimentos, rompendo a barreira do ensino tradicional, possibilitando assim uma melhoria na qualidade no processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, OFICINA PEDAGÓGICA, SOFTWARE GEOGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA7_ID306_16102016195133.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINDOMAR PORPINO DIAS"
    "autor_nome_curto" => "LINDOMAR"
    "autor_email" => "lindomardiasmat@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB CAMPUS IV - RIO TINTO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26435
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 56
    "inscrito_id" => 306
    "titulo" => "ESTUDOS DE EQUAÇÕES DO 2º GRAU E SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU NO GEOGEBRA"
    "resumo" => "O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma oficina pedagógica intitulada que foi o Estudo de Equações do 2º grau e Sistemas de Equações do 1º grau utilizando o software Geogebra, recurso de grande porte no auxilio do ensino e aprendizagem da matemática.  A oficina foi realizada com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do município de Rio Tinto-PB. A oficina teve seu desenvolvimento no laboratório de informática da UFPB/Campus IV, durante a IV Semana da Matemática, no período de 19 a 21 de outubro. O intuito dessa oficina pedagógica foi promover aos alunos do Ensino Médio um ensino contextualizado, diferenciado e poder contribuir com uma melhor visualização nos conteúdos do ensino da matemática, utilizando como recurso tecnológico o software Geogebra. A metodologia utilizada neste trabalho quanto aos procedimentos técnicos, foi à pesquisa bibliográfica e a pesquisa experimental. Quanto aos objetivos, foi caracterizada como descritiva e exploratória, e quanto à abordagem do problema foi à pesquisa qualitativa pelo fato que esse estudo objetivava inserir e descrever as características e os comportamentos dos alunos após a oficina. A oficina pedagógica foi realizada com 30 alunos do 2° e 3° ano do Ensino Médio da respectiva escola. Ao final da aplicação e desenvolvimento da oficina, através dos resultados observados e descritos pelos alunos foi possível concluir que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer novos ambientes de aprendizagem, expandindo seus conhecimentos, rompendo a barreira do ensino tradicional, possibilitando assim uma melhoria na qualidade no processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, OFICINA PEDAGÓGICA, SOFTWARE GEOGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA7_ID306_16102016195133.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINDOMAR PORPINO DIAS"
    "autor_nome_curto" => "LINDOMAR"
    "autor_email" => "lindomardiasmat@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB CAMPUS IV - RIO TINTO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma oficina pedagógica intitulada que foi o Estudo de Equações do 2º grau e Sistemas de Equações do 1º grau utilizando o software Geogebra, recurso de grande porte no auxilio do ensino e aprendizagem da matemática. A oficina foi realizada com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do município de Rio Tinto-PB. A oficina teve seu desenvolvimento no laboratório de informática da UFPB/Campus IV, durante a IV Semana da Matemática, no período de 19 a 21 de outubro. O intuito dessa oficina pedagógica foi promover aos alunos do Ensino Médio um ensino contextualizado, diferenciado e poder contribuir com uma melhor visualização nos conteúdos do ensino da matemática, utilizando como recurso tecnológico o software Geogebra. A metodologia utilizada neste trabalho quanto aos procedimentos técnicos, foi à pesquisa bibliográfica e a pesquisa experimental. Quanto aos objetivos, foi caracterizada como descritiva e exploratória, e quanto à abordagem do problema foi à pesquisa qualitativa pelo fato que esse estudo objetivava inserir e descrever as características e os comportamentos dos alunos após a oficina. A oficina pedagógica foi realizada com 30 alunos do 2° e 3° ano do Ensino Médio da respectiva escola. Ao final da aplicação e desenvolvimento da oficina, através dos resultados observados e descritos pelos alunos foi possível concluir que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer novos ambientes de aprendizagem, expandindo seus conhecimentos, rompendo a barreira do ensino tradicional, possibilitando assim uma melhoria na qualidade no processo ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.