O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma oficina pedagógica intitulada que foi o Estudo de Equações do 2º grau e Sistemas de Equações do 1º grau utilizando o software Geogebra, recurso de grande porte no auxilio do ensino e aprendizagem da matemática. A oficina foi realizada com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do município de Rio Tinto-PB. A oficina teve seu desenvolvimento no laboratório de informática da UFPB/Campus IV, durante a IV Semana da Matemática, no período de 19 a 21 de outubro. O intuito dessa oficina pedagógica foi promover aos alunos do Ensino Médio um ensino contextualizado, diferenciado e poder contribuir com uma melhor visualização nos conteúdos do ensino da matemática, utilizando como recurso tecnológico o software Geogebra. A metodologia utilizada neste trabalho quanto aos procedimentos técnicos, foi à pesquisa bibliográfica e a pesquisa experimental. Quanto aos objetivos, foi caracterizada como descritiva e exploratória, e quanto à abordagem do problema foi à pesquisa qualitativa pelo fato que esse estudo objetivava inserir e descrever as características e os comportamentos dos alunos após a oficina. A oficina pedagógica foi realizada com 30 alunos do 2° e 3° ano do Ensino Médio da respectiva escola. Ao final da aplicação e desenvolvimento da oficina, através dos resultados observados e descritos pelos alunos foi possível concluir que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer novos ambientes de aprendizagem, expandindo seus conhecimentos, rompendo a barreira do ensino tradicional, possibilitando assim uma melhoria na qualidade no processo ensino-aprendizagem.