Para uma formação sobre conceitos algébricos e desenvolvimento do pensamento algébrico, o ensino da Álgebra deve estar articulado com os conceitos aritméticos, permitindo assim um efetivo desenvolvimento do pensamento abstrato e a capacidade para generalizar os conceitos. Sendo assim, a calculadora pode ser utilizada em sala de aula sempre que o cálculo for um meio para a realização do trabalho e não a atividade principal. Nossa pesquisa tem como objetivo analisar os argumentos utilizados por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental por meio de uma proposta didática utilizando calculadora. Como pesquisa qualitativa, teve-se como instrumentos redação com o tema Calculadora, proposta didática desenvolvida por um grupo colaborativo inserido no Projeto CAPES/OBEDUC em rede UFMS/UEPB/UFAL, e um questionário final. Analisamos as principais contribuições desse recurso didático em sala de aula, seus limites e possibilidades utilizando o cálculo algébrico, explorando a argumentação dos métodos e procedimentos utilizados na resolução de problemas e as possíveis contribuições na aprendizagem dos alunos. Observamos com a aplicação e discussão das atividades, explorando os Números Racionais com uso da calculadora, que os alunos conseguiram desenvolver algumas competências e habilidades, dentre elas, estimular o raciocínio lógico, desenvolver estratégias de resolução de problemas e aperfeiçoar o processo de argumentar em Matemática.