Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZADO DA MATEMÁTICA, JOGOS MATEMÁTICOS, AULA DE MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26387
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 158
    "inscrito_id" => 826
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS"
    "resumo" => "Atualmente o ensino da Matemática parece não funcionar em nosso país, tanto crianças como os jovens passam pelos anos escolares, mas não conseguem compreender o significado dos conteúdos matemáticos estudados. Esta pesquisa refere-se a utilização dos jogos como recurso pedagógico para o ensino e o aprendizado da mesma, surgiu devido a percepções ocorridas durante o curso de graduação, principalmente durante o PIBID (Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência) de que o ensino de matemática precisa ser mais dinâmico e significativo. Essa pesquisa teve como objetivo geral descrever e analisar as principais contribuições e dificuldades, vivenciadas pelos alunos ao utilizarem os jogos em sala de aula, quando devidamente preparados como recurso pedagógico na construção do conhecimento matemático. A mesma foi realizada entre Outubro e Dezembro de 2014 com os alunos do 2º ano B, composta por 20 alunos devidamente matriculados da Escola Estadual Pe. Emídio Viana. Ela foi dividida em quatro sessões. Na primeira sessão realizamos a aplicação de um questionário com a professora da turma que participou da pesquisa. Na segunda sessão aplicamos os jogos junto a turma. Na terceira sessão aplicamos uma atividade e entrevistamos alguns alunos para tomarmos conhecimento se os jogos utilizados contribuíram para a compreensão dos conteúdos explorados, e se eles gostariam que essa metodologia fosse usada com mais frequência, e na quarta e última sessão, fizemos a avaliação dos dados obtidos a partir do questionário, das atividades e das entrevistas das alunas. Dos resultados obtidos emerge que a utilização dos jogos em sala é muito favorável à aprendizagem, uma vez que todos os alunos participaram ativamente das aulas, expondo suas dúvidas e também compartilhando seus conhecimentos; barreiras de relacionamentos foram derrubadas, propiciando um ambiente fértil a aprendizagem, o que foi visível através das atividades e das entrevistas realizadas com as mesmas, declarando que aprenderam, relembraram e tiraram as dúvidas concernentes aos conteúdos abordados, demostrando uma melhor assimilação e percepção de seus significados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZADO DA MATEMÁTICA, JOGOS MATEMÁTICOS, AULA DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA4_ID826_30102016174540.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIONORA RAMOS FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ELIONORA RAMOS"
    "autor_email" => "Elionora15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26387
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 158
    "inscrito_id" => 826
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS"
    "resumo" => "Atualmente o ensino da Matemática parece não funcionar em nosso país, tanto crianças como os jovens passam pelos anos escolares, mas não conseguem compreender o significado dos conteúdos matemáticos estudados. Esta pesquisa refere-se a utilização dos jogos como recurso pedagógico para o ensino e o aprendizado da mesma, surgiu devido a percepções ocorridas durante o curso de graduação, principalmente durante o PIBID (Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência) de que o ensino de matemática precisa ser mais dinâmico e significativo. Essa pesquisa teve como objetivo geral descrever e analisar as principais contribuições e dificuldades, vivenciadas pelos alunos ao utilizarem os jogos em sala de aula, quando devidamente preparados como recurso pedagógico na construção do conhecimento matemático. A mesma foi realizada entre Outubro e Dezembro de 2014 com os alunos do 2º ano B, composta por 20 alunos devidamente matriculados da Escola Estadual Pe. Emídio Viana. Ela foi dividida em quatro sessões. Na primeira sessão realizamos a aplicação de um questionário com a professora da turma que participou da pesquisa. Na segunda sessão aplicamos os jogos junto a turma. Na terceira sessão aplicamos uma atividade e entrevistamos alguns alunos para tomarmos conhecimento se os jogos utilizados contribuíram para a compreensão dos conteúdos explorados, e se eles gostariam que essa metodologia fosse usada com mais frequência, e na quarta e última sessão, fizemos a avaliação dos dados obtidos a partir do questionário, das atividades e das entrevistas das alunas. Dos resultados obtidos emerge que a utilização dos jogos em sala é muito favorável à aprendizagem, uma vez que todos os alunos participaram ativamente das aulas, expondo suas dúvidas e também compartilhando seus conhecimentos; barreiras de relacionamentos foram derrubadas, propiciando um ambiente fértil a aprendizagem, o que foi visível através das atividades e das entrevistas realizadas com as mesmas, declarando que aprenderam, relembraram e tiraram as dúvidas concernentes aos conteúdos abordados, demostrando uma melhor assimilação e percepção de seus significados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZADO DA MATEMÁTICA, JOGOS MATEMÁTICOS, AULA DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA4_ID826_30102016174540.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIONORA RAMOS FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ELIONORA RAMOS"
    "autor_email" => "Elionora15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Atualmente o ensino da Matemática parece não funcionar em nosso país, tanto crianças como os jovens passam pelos anos escolares, mas não conseguem compreender o significado dos conteúdos matemáticos estudados. Esta pesquisa refere-se a utilização dos jogos como recurso pedagógico para o ensino e o aprendizado da mesma, surgiu devido a percepções ocorridas durante o curso de graduação, principalmente durante o PIBID (Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência) de que o ensino de matemática precisa ser mais dinâmico e significativo. Essa pesquisa teve como objetivo geral descrever e analisar as principais contribuições e dificuldades, vivenciadas pelos alunos ao utilizarem os jogos em sala de aula, quando devidamente preparados como recurso pedagógico na construção do conhecimento matemático. A mesma foi realizada entre Outubro e Dezembro de 2014 com os alunos do 2º ano B, composta por 20 alunos devidamente matriculados da Escola Estadual Pe. Emídio Viana. Ela foi dividida em quatro sessões. Na primeira sessão realizamos a aplicação de um questionário com a professora da turma que participou da pesquisa. Na segunda sessão aplicamos os jogos junto a turma. Na terceira sessão aplicamos uma atividade e entrevistamos alguns alunos para tomarmos conhecimento se os jogos utilizados contribuíram para a compreensão dos conteúdos explorados, e se eles gostariam que essa metodologia fosse usada com mais frequência, e na quarta e última sessão, fizemos a avaliação dos dados obtidos a partir do questionário, das atividades e das entrevistas das alunas. Dos resultados obtidos emerge que a utilização dos jogos em sala é muito favorável à aprendizagem, uma vez que todos os alunos participaram ativamente das aulas, expondo suas dúvidas e também compartilhando seus conhecimentos; barreiras de relacionamentos foram derrubadas, propiciando um ambiente fértil a aprendizagem, o que foi visível através das atividades e das entrevistas realizadas com as mesmas, declarando que aprenderam, relembraram e tiraram as dúvidas concernentes aos conteúdos abordados, demostrando uma melhor assimilação e percepção de seus significados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.