O envelhecimento da população brasileira e suas consequências trouxe a violência que pode ocasionar problemas de saúde como, imobilidade física, fraturas, depressão, baixa-autoestima, sensação de dependência do cuidador, entre outros. É necessário que os profissionais de saúde desenvolvam ações para o enfrentamento da problemática. Neste contexto, uma das estratégias de educação em saúde para o debate e consequente conscientização da população a respeito da temática citada é o uso da ludoterapia. Este estudo apresenta como objetivo potencializar, por intermédio de atividades lúdicas, a proteção do idoso contra violência. Trata-se de um relato de experiência acerca da utilização de métodos criativos para conscientizar o público alvo (acadêmicos de enfermagem da Universidade Regional do Cariri) sobre a violência sofrida pelos idosos no período de junho de 2012. O projeto educativo foi constituído por três etapas: 1) Dramatização da violência sofrida por um casal de idosos pela filha estudante de direito; 2) Exposição dos direitos dos idosos contidos no Estatuto do Idoso relacionado à violência ou maus tratos e; 3) Aplicação de um questionário de avaliação acerca dos conhecimentos dos acadêmicos sobre o assunto. A dramatização foi assistida por um público de 15 acadêmicos. A encenação contemplou de forma cômica o relato de um casal de idosos que sofria maus-tratos de sua filha. Posteriormente, o Estatuto do Idoso foi explanado para o público. Na análise do questionário, observou-se que sete acadêmicos já presenciaram algum tipo de violência, especialmente a agressão física. Sobre o conhecimento do estatuto do idoso, os participantes em sua maioria tinham informações básicas sobre a existência do mesmo, mas não sabiam como defender o idoso ou não denunciaram os maus tratos. Por meio da atividade educativa desenvolvida, pode-se observar a importância da divulgação sobre os direitos dos idosos na comunidade acadêmica, visando proteger cada vez mais esta população. O Estatuto do Idoso deve ser difundido por toda a sociedade, o que pode ser feito por meio da universidade, uma vez que esta possui um importante modificador, que deve se valorizado pelos docentes e discentes. As ações desenvolvidas pelo enfermeiro, começando dentro do espaço acadêmico, devem ter embasamento científico, mas com senso crítico e reflexivo, para que possam repercutir diretamente na qualidade de vida da população como um todo.