A COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR PARA O ATENDIMENTO AO IDOSO NO SAMU - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Ao conversar com a equipe ouvimos que é necessário um bom conhecimento clínico para reconhecer quando o idoso sofre de problemas como demências o que pode por em dúvida a veracidade do seu relato ou se a possível desorientação é fruto do quadro momentâneo que o levou a necessitar de atendimento. Sabemos que há casos em que não há entre o idoso e os acompanhantes uma relação de confiança e as informações dadas por um e por outro podem ser contraditórias exigindo da equipe que se adote a postura mais prudente possível. É necessário ouvir e falar a ambas as partes, pois estas em conjunto são capazes de contribuir para a recuperação da pessoa idosa. Conclusão: A experiência que compartilhamos foi valiosíssima para o nosso aprendizado profissional. Através desta percebemos que a comunicação não só é possível de ser realizada em serviços de atendimento pré-hospitalar, como também é necessária para se prestar um bom atendimento." 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