Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

POESIA, LEITURA E LUDISMO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: POESIA INFANTIL, ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, ATIVIDADES LÚDICAS, PIBID Comunicação Oral (CO) GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26097
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 180
    "inscrito_id" => 894
    "titulo" => "POESIA, LEITURA E LUDISMO:  UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "Este artigo integra um conjunto de atividades vinculadas ao subprojeto de Letras/Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro de Ciências Humanas e Exatas. Procuramos promover ações voltadas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita dos alunos a partir de carências diagnosticadas nas instituições colaboradoras. Como na escola em que trabalhamos existiam, segundo a professora supervisora, alguns alunos que, apesar de estarem alfabetizados, ainda não eram letrados, optamos por dar um atendimento especial a esses alunos com vistas a melhorar o nível de letramento deles. Para tanto, desenvolvemos ações em torno da leitura de poesias voltadas ao público infantil. Com isso, pretendíamos também desenvolver o gosto pela leitura literária. No presente trabalho, deter-nos-emos em apresentar e refletir acerca de tais ações. Como aporte teórico para a intervenção bem como para as reflexões apresentada aqui, guiamo-nos pelas orientações propostas por Cosson (2006) e Gomes e Moraes (2013) a fim de pensarmos em práticas de leitura e de escrita que, sem deixarem o compromisso pelo saber, propiciem, sobretudo, sabor em aprender. Dentre os resultados que conseguimos alcançar por meio dessa experiência, está o fato de que ajudamos a ampliar as expectativas de leitura de alunos que, segundo a professora supervisora e eles mesmos, eram avessos a ler, além disso, ajudamos a desenvolver, um pouco, suas habilidades de escrita, o que possibilitou uma melhora no desenvolvimento das práticas letradas nas turmas em que atuamos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO"
    "palavra_chave" => "POESIA INFANTIL, ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, ATIVIDADES LÚDICAS, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID894_21072016174451.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ROSELÍ DA SILVA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ROSELÍ"
    "autor_email" => "maroseli.silva@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26097
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 180
    "inscrito_id" => 894
    "titulo" => "POESIA, LEITURA E LUDISMO:  UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "Este artigo integra um conjunto de atividades vinculadas ao subprojeto de Letras/Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro de Ciências Humanas e Exatas. Procuramos promover ações voltadas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita dos alunos a partir de carências diagnosticadas nas instituições colaboradoras. Como na escola em que trabalhamos existiam, segundo a professora supervisora, alguns alunos que, apesar de estarem alfabetizados, ainda não eram letrados, optamos por dar um atendimento especial a esses alunos com vistas a melhorar o nível de letramento deles. Para tanto, desenvolvemos ações em torno da leitura de poesias voltadas ao público infantil. Com isso, pretendíamos também desenvolver o gosto pela leitura literária. No presente trabalho, deter-nos-emos em apresentar e refletir acerca de tais ações. Como aporte teórico para a intervenção bem como para as reflexões apresentada aqui, guiamo-nos pelas orientações propostas por Cosson (2006) e Gomes e Moraes (2013) a fim de pensarmos em práticas de leitura e de escrita que, sem deixarem o compromisso pelo saber, propiciem, sobretudo, sabor em aprender. Dentre os resultados que conseguimos alcançar por meio dessa experiência, está o fato de que ajudamos a ampliar as expectativas de leitura de alunos que, segundo a professora supervisora e eles mesmos, eram avessos a ler, além disso, ajudamos a desenvolver, um pouco, suas habilidades de escrita, o que possibilitou uma melhora no desenvolvimento das práticas letradas nas turmas em que atuamos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO"
    "palavra_chave" => "POESIA INFANTIL, ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, ATIVIDADES LÚDICAS, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID894_21072016174451.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ROSELÍ DA SILVA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ROSELÍ"
    "autor_email" => "maroseli.silva@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Este artigo integra um conjunto de atividades vinculadas ao subprojeto de Letras/Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro de Ciências Humanas e Exatas. Procuramos promover ações voltadas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita dos alunos a partir de carências diagnosticadas nas instituições colaboradoras. Como na escola em que trabalhamos existiam, segundo a professora supervisora, alguns alunos que, apesar de estarem alfabetizados, ainda não eram letrados, optamos por dar um atendimento especial a esses alunos com vistas a melhorar o nível de letramento deles. Para tanto, desenvolvemos ações em torno da leitura de poesias voltadas ao público infantil. Com isso, pretendíamos também desenvolver o gosto pela leitura literária. No presente trabalho, deter-nos-emos em apresentar e refletir acerca de tais ações. Como aporte teórico para a intervenção bem como para as reflexões apresentada aqui, guiamo-nos pelas orientações propostas por Cosson (2006) e Gomes e Moraes (2013) a fim de pensarmos em práticas de leitura e de escrita que, sem deixarem o compromisso pelo saber, propiciem, sobretudo, sabor em aprender. Dentre os resultados que conseguimos alcançar por meio dessa experiência, está o fato de que ajudamos a ampliar as expectativas de leitura de alunos que, segundo a professora supervisora e eles mesmos, eram avessos a ler, além disso, ajudamos a desenvolver, um pouco, suas habilidades de escrita, o que possibilitou uma melhora no desenvolvimento das práticas letradas nas turmas em que atuamos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.