Este artigo integra um conjunto de atividades vinculadas ao subprojeto de Letras/Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro de Ciências Humanas e Exatas. Procuramos promover ações voltadas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita dos alunos a partir de carências diagnosticadas nas instituições colaboradoras. Como na escola em que trabalhamos existiam, segundo a professora supervisora, alguns alunos que, apesar de estarem alfabetizados, ainda não eram letrados, optamos por dar um atendimento especial a esses alunos com vistas a melhorar o nível de letramento deles. Para tanto, desenvolvemos ações em torno da leitura de poesias voltadas ao público infantil. Com isso, pretendíamos também desenvolver o gosto pela leitura literária. No presente trabalho, deter-nos-emos em apresentar e refletir acerca de tais ações. Como aporte teórico para a intervenção bem como para as reflexões apresentada aqui, guiamo-nos pelas orientações propostas por Cosson (2006) e Gomes e Moraes (2013) a fim de pensarmos em práticas de leitura e de escrita que, sem deixarem o compromisso pelo saber, propiciem, sobretudo, sabor em aprender. Dentre os resultados que conseguimos alcançar por meio dessa experiência, está o fato de que ajudamos a ampliar as expectativas de leitura de alunos que, segundo a professora supervisora e eles mesmos, eram avessos a ler, além disso, ajudamos a desenvolver, um pouco, suas habilidades de escrita, o que possibilitou uma melhora no desenvolvimento das práticas letradas nas turmas em que atuamos.