Apesar do crescimento gradativo que o ensino de ELE vem demostrando no cenário brasileiro, ainda é possível evidenciar que existem várias questões a serem repensadas principalmente no que se refere as formas de abordagem da língua e de suas literaturas. Percebemos que o ensino de Literatura em aulas de ELE a partir de uma perspectiva intercultural é indispensável, visto que não podemos pensar que a literatura está dissociada do processo de ensino como um todo. Diante disso, nosso trabalho se propõe refletir sobre o diálogo entre a cultura brasileira e a cultura espanhola a partir da obra Don Quijote de la Mancha (1605), de Miguel de Cervantes, e do cordel Don Quijote (2006) de J. Borges, adaptado a partir da obra cervantina. A seguir relataremos uma proposta didática realizada com as obras mencionadas que foi aplicada em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada situada em Campina Grande - PB- no dia 27 de novembro de 2015. Nossa base teórica se fundamenta em Nascimento e Trouche (2008) e Paraquett (2012), entre outros. Esperamos gerar reflexões sobre a importância da literatura nas aulas de ELE e deixar claro que essa é uma das várias formas de trabalho com o texto literário em aulas de espanhol.