Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTROPIAS ENTRE LÍNGUA MATERNA E LÍNGUA DE SINAIS

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTO-JUVENIL, CONTOS DE FADAS, LIBRAS Comunicação Oral (CO) GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS
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Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

A Literatura, e, especificamente o texto literário infantil são definíveis não pelo fato de serem ficcionais ou imaginativos, mas porque empregam a linguagem de forma peculiar, a Literatura é a escrita que representa uma espécie de violência organizada contra a fala comum. Nessa acepção, trata-se de um tipo de linguagem que chama a atenção sobre si mesma e exibe sua existência material. Tomada aqui como arte e experiência estética, este trabalho tem como objetivo, investigar o processo de letramento literário por meio da leitura de contos de fadas de tradição clássica. Baseados nessa orientação, esse trabalho objetiva aproximar a criança menor de 06 anos da Educação Infantil, ao mundo da arte literária por meio da leitura de histórias infantis na dupla modalidade: oral e escrita em língua materna e sinalizada em Língua Brasileira de Sinais, para investigar a aquisição da língua de sinais por crianças ouvintes. Este trabalho está vinculado às ações do Projeto de Extensão “LEB – Laboratório de Educação Bilíngue: Português/Libras” para imersão precoce em língua de sinais, que visa desenvolver nos primeiros anos de escolarização, a aquisição da Libras como segunda língua (L2) para crianças ouvintes com vistas à difusão da língua de sinais promovendo interação comunicativa entre crianças surdas

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