LITERATURA EM AULAS DE ILE: UMA ABORDAGEM POR TAREFAS
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26018 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 785 "titulo" => "LITERATURA EM AULAS DE ILE: UMA ABORDAGEM POR TAREFAS" "resumo" => "A literatura tende a ser ignorada nas aulas de línguas estrangeiras por razões que variam, desde o desconhecimento do texto literário por parte do professor até a sua associação a métodos de ensino vistos como entediantes e antiquados. Na contramão desse tipo de posicionamento, acreditamos que a literatura pode enriquecer as aulas de línguas estrangeiras e contribuir para a expansão, de forma lúdica e envolvente, do conhecimento da língua e da cultura alvos. O presente trabalho tem como objetivo sugerir formas de se utilizar o texto literário em aulas de Inglês como Língua Estrangeira (ILE), a partir da teoria sócio-interacionista e do enfoque por tarefas, visando à interação e a negociação de significados entre os alunos. Para tanto, depois de uma discussão teórica e da eleição de princípios para a seleção adequada do texto literário e para a preparação de tarefas, apresentamos quatro sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em salas de ILE. Destacamos os seguintes teóricos como fundamentais para a realização desse trabalho: Harmer (2001), sobre a Teoria Sócio-Interacionista e o Enfoque por Tarefas; Aebersold & Field (1997), sobre a escolha de materiais de leitura para o trabalho em sala de aula; bem como LoMonico (2006) e Collie & Slater (1987), sobre a utilização da literatura em aulas de línguas estrangeiras. As atividades propostas permitem que os alunos desenvolvam não só a habilidade de leitura, mas também as de fala e escrita de forma divertida. Além disso, promovem o incentivo à leitura de textos literários na língua alvo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS" "palavra_chave" => "AULAS DE ILE., ATIVIDADES LITERÁRIAS., TEORIA SOCIO-INTERACIONISTA., ENFOQUE POR TAREFAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID785_20072016144401.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIARA SUENIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAIARA SILVA" "autor_email" => "maiara.suenia@gmail.com" "autor_ies" => "MAPLE BEAR CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26018 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 785 "titulo" => "LITERATURA EM AULAS DE ILE: UMA ABORDAGEM POR TAREFAS" "resumo" => "A literatura tende a ser ignorada nas aulas de línguas estrangeiras por razões que variam, desde o desconhecimento do texto literário por parte do professor até a sua associação a métodos de ensino vistos como entediantes e antiquados. Na contramão desse tipo de posicionamento, acreditamos que a literatura pode enriquecer as aulas de línguas estrangeiras e contribuir para a expansão, de forma lúdica e envolvente, do conhecimento da língua e da cultura alvos. O presente trabalho tem como objetivo sugerir formas de se utilizar o texto literário em aulas de Inglês como Língua Estrangeira (ILE), a partir da teoria sócio-interacionista e do enfoque por tarefas, visando à interação e a negociação de significados entre os alunos. Para tanto, depois de uma discussão teórica e da eleição de princípios para a seleção adequada do texto literário e para a preparação de tarefas, apresentamos quatro sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em salas de ILE. Destacamos os seguintes teóricos como fundamentais para a realização desse trabalho: Harmer (2001), sobre a Teoria Sócio-Interacionista e o Enfoque por Tarefas; Aebersold & Field (1997), sobre a escolha de materiais de leitura para o trabalho em sala de aula; bem como LoMonico (2006) e Collie & Slater (1987), sobre a utilização da literatura em aulas de línguas estrangeiras. As atividades propostas permitem que os alunos desenvolvam não só a habilidade de leitura, mas também as de fala e escrita de forma divertida. Além disso, promovem o incentivo à leitura de textos literários na língua alvo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS" "palavra_chave" => "AULAS DE ILE., ATIVIDADES LITERÁRIAS., TEORIA SOCIO-INTERACIONISTA., ENFOQUE POR TAREFAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID785_20072016144401.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIARA SUENIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAIARA SILVA" "autor_email" => "maiara.suenia@gmail.com" "autor_ies" => "MAPLE BEAR CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }