O presente trabalho é resultado de um projeto de leitura e interpretação textual desenvolvido em uma escola da rede pública de ensino de Boa Vista- RR, que teve como objetivo analisar a forma como os livros com ilustração, distribuídos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), contribuem como ferramenta para a interpretação textual desde as séries iniciais, levando-se em consideração que estes são obras a serem trabalhadas com crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. A pesquisa é de cunho bibliográfico, uma vez que foram realizadas leituras a respeito do processo cognitivo do individuo (VYGOTSKY, 1979) e quanto à importância do uso de imagens no processo de ensino-aprendizagem (ROSSI, 2003), além do apoio didático da obra Fumaça (FORTES; CONCEJO, 2014), a qual foi escolhida para o desenvolvimento do projeto. Este se realizou em quatro momentos: 1) leitura compartilhada com os alunos, 2) conversação/interação entre professor e alunos a respeito da obra lida, 3) questionário com perguntas-chave a respeito do texto, com o propósito de averiguar como os estudantes chegaram às interpretações obtidas e se as ilustrações cooperaram ou não para a compreensão da leitura e 4) análise dos questionários aplicados. Por fim, verificou-se que mais de 80% da turma considerou as ilustrações indispensáveis para a compreensão da obra, uma vez que somente a linguagem não descreve o contexto no qual a estória se passa. Com isso, concluímos que as ilustrações são uma ferramenta de grande relevância para o ensino-aprendizagem das crianças, por contribuir com seu desenvolvimento cognitivo.