Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LEITURA DO CONTO BRANCA DE NEVE: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LETRAMENTO LITERÁRIO, ENSINO, LEITURA, CONTOS CLÁSSICOS INFANTIS Comunicação Oral (CO) GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25998
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 250
    "inscrito_id" => 401
    "titulo" => "LEITURA DO CONTO BRANCA DE NEVE: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A leitura de contos clássicos classificados como infantis é uma prática recorrente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Todavia, muitos desses textos suscitam reflexões que extrapolam o público infantil e podem ser bastante relevantes em turmas maiores. O presente trabalho visa dialogar com as discussões atuais acerca do trabalho com literatura no Ensino Fundamental sob a ótica do Letramento Literário. Coloca-se em questão a leitura de contos clássicos associados ao público infantil nas séries finais do Ensino Fundamental, a fim de refletir sobre a pertinência dessa prática nessa etapa da Educação Básica. Para fundamentar a discussão, são apresentadas considerações dos principais estudiosos que discorrem sobre a leitura do texto literário, tais como: Calvino(1993) com a definição do que de fato são clássicos; Machado(2009) com a defesa da presença dos clássicos universais desde cedo na escola; Zilberman(2013) com as relações entre literatura infantil e ensino e Cosson(2012) com a apresentação de estratégias metodológicas para o ensino de literatura. Recorreu-se ainda às orientações curriculares para o ensino de língua portuguesa, destacando o que se refere ao texto literário. A partir dessa fundamentação é sugerida uma sequência didática para o 7° ano do Ensino Fundamental, de possível aplicação do 6° ao 9° ano, desde que feitas as adaptações necessárias, baseada na sequência básica do letramento literário de Cosson(2012), na qual é proposta a leitura da versão dos Irmãos Grimm para o conto Branca de Neve. Espera-se com essa sequência promover o gosto pela leitura, bem como contribuir para a formação do leitor crítico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, ENSINO, LEITURA, CONTOS CLÁSSICOS INFANTIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID401_22072016155131.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE SILVA"
    "autor_email" => "vivi_letras2008@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25998
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 250
    "inscrito_id" => 401
    "titulo" => "LEITURA DO CONTO BRANCA DE NEVE: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A leitura de contos clássicos classificados como infantis é uma prática recorrente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Todavia, muitos desses textos suscitam reflexões que extrapolam o público infantil e podem ser bastante relevantes em turmas maiores. O presente trabalho visa dialogar com as discussões atuais acerca do trabalho com literatura no Ensino Fundamental sob a ótica do Letramento Literário. Coloca-se em questão a leitura de contos clássicos associados ao público infantil nas séries finais do Ensino Fundamental, a fim de refletir sobre a pertinência dessa prática nessa etapa da Educação Básica. Para fundamentar a discussão, são apresentadas considerações dos principais estudiosos que discorrem sobre a leitura do texto literário, tais como: Calvino(1993) com a definição do que de fato são clássicos; Machado(2009) com a defesa da presença dos clássicos universais desde cedo na escola; Zilberman(2013) com as relações entre literatura infantil e ensino e Cosson(2012) com a apresentação de estratégias metodológicas para o ensino de literatura. Recorreu-se ainda às orientações curriculares para o ensino de língua portuguesa, destacando o que se refere ao texto literário. A partir dessa fundamentação é sugerida uma sequência didática para o 7° ano do Ensino Fundamental, de possível aplicação do 6° ao 9° ano, desde que feitas as adaptações necessárias, baseada na sequência básica do letramento literário de Cosson(2012), na qual é proposta a leitura da versão dos Irmãos Grimm para o conto Branca de Neve. Espera-se com essa sequência promover o gosto pela leitura, bem como contribuir para a formação do leitor crítico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, ENSINO, LEITURA, CONTOS CLÁSSICOS INFANTIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID401_22072016155131.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE SILVA"
    "autor_email" => "vivi_letras2008@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

A leitura de contos clássicos classificados como infantis é uma prática recorrente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Todavia, muitos desses textos suscitam reflexões que extrapolam o público infantil e podem ser bastante relevantes em turmas maiores. O presente trabalho visa dialogar com as discussões atuais acerca do trabalho com literatura no Ensino Fundamental sob a ótica do Letramento Literário. Coloca-se em questão a leitura de contos clássicos associados ao público infantil nas séries finais do Ensino Fundamental, a fim de refletir sobre a pertinência dessa prática nessa etapa da Educação Básica. Para fundamentar a discussão, são apresentadas considerações dos principais estudiosos que discorrem sobre a leitura do texto literário, tais como: Calvino(1993) com a definição do que de fato são clássicos; Machado(2009) com a defesa da presença dos clássicos universais desde cedo na escola; Zilberman(2013) com as relações entre literatura infantil e ensino e Cosson(2012) com a apresentação de estratégias metodológicas para o ensino de literatura. Recorreu-se ainda às orientações curriculares para o ensino de língua portuguesa, destacando o que se refere ao texto literário. A partir dessa fundamentação é sugerida uma sequência didática para o 7° ano do Ensino Fundamental, de possível aplicação do 6° ao 9° ano, desde que feitas as adaptações necessárias, baseada na sequência básica do letramento literário de Cosson(2012), na qual é proposta a leitura da versão dos Irmãos Grimm para o conto Branca de Neve. Espera-se com essa sequência promover o gosto pela leitura, bem como contribuir para a formação do leitor crítico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.