A leitura de contos clássicos classificados como infantis é uma prática recorrente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Todavia, muitos desses textos suscitam reflexões que extrapolam o público infantil e podem ser bastante relevantes em turmas maiores. O presente trabalho visa dialogar com as discussões atuais acerca do trabalho com literatura no Ensino Fundamental sob a ótica do Letramento Literário. Coloca-se em questão a leitura de contos clássicos associados ao público infantil nas séries finais do Ensino Fundamental, a fim de refletir sobre a pertinência dessa prática nessa etapa da Educação Básica. Para fundamentar a discussão, são apresentadas considerações dos principais estudiosos que discorrem sobre a leitura do texto literário, tais como: Calvino(1993) com a definição do que de fato são clássicos; Machado(2009) com a defesa da presença dos clássicos universais desde cedo na escola; Zilberman(2013) com as relações entre literatura infantil e ensino e Cosson(2012) com a apresentação de estratégias metodológicas para o ensino de literatura. Recorreu-se ainda às orientações curriculares para o ensino de língua portuguesa, destacando o que se refere ao texto literário. A partir dessa fundamentação é sugerida uma sequência didática para o 7° ano do Ensino Fundamental, de possível aplicação do 6° ao 9° ano, desde que feitas as adaptações necessárias, baseada na sequência básica do letramento literário de Cosson(2012), na qual é proposta a leitura da versão dos Irmãos Grimm para o conto Branca de Neve. Espera-se com essa sequência promover o gosto pela leitura, bem como contribuir para a formação do leitor crítico.