LIMA, Renally Arruda Martins De et al.. A formação do leitor literário: um sonho possível. Anais VI ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25844>. Acesso em: 25/11/2024 00:12
O componente curricular Estágio Supervisionado, na área de licenciatura, é a ocasião em que os estagiários entram em contato com as inúmeras situações do contexto escolar e relacionam essas situações com as teorias aprendidas durante o curso. Baseando-se em alguns teóricos como Alves (2005 e 2012), Soares (2009) e Cosson (2009), além dos documentos oficiais que orientam o ensino, fora elaborada a sequência didática de Literatura com a proposta de trabalhar o universo da Literatura de autoria feminina, por ser pouco vista em sala de aula, considerando os aspectos temáticos, formais e contextuais. Sendo assim, deve-se considerar que são muitas as formas de propiciar um ensino de Literatura eficaz, partindo de práticas inovadoras que coloquem o aluno em contato mais direto com o texto relacionando-o ao seu contexto social, sem deixar de lado as questões históricas que constituem o contexto de produção. Partindo disso, propusemos que os alunos entrassem em contato não só com textos literários, mas também com outros textos que fazem parte do seu cotidiano para que, assim, o objetivo de formar leitores literários fosse alcançado. Os resultados da experiência apontam que, como sugerem os documentos oficiais, demos condições para o início da formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico do aluno, enquanto cidadão atuante nas discussões e problemas sociais.