O GÊNERO POEMA NA AQUISIÇÃO LEITORA E ESCRITORA DOS ALUNOS
Francisca Vânia Rocha Nóbrega – PROFLETRAS/UFPB
Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti – UFPB
Este estudo tem como objetivo principal apresentar a poesia como uma ferramenta didática e pedagógica eficiente na aquisição da leitura e da escrita nas aulas de Língua Portuguesa, no ensino fundamental. Nossos alunos, de um modo geral, apresentam um quadro desanimador sobre a proficiência leitora e escritora. São muitas as fragilidades no uso proficiente da língua. Diante dessa realidade, tomamos o gênero poema, para desenvolver nossa pesquisa com alunos do 9º ano, de uma escola pública de João Pessoa. A escolha desse gênero justifica-se pelo fato de que a poesia oferece leituras várias, múltiplas, ou seja, o texto poético é polifônico, plurissignificativo, repleto de simbologia, de imagens, de representações, de subjetividade e de valores diversos, que permeiam a nossa sociedade. Para o cumprimento de nossos objetivos, a fundamentação teórica está centrada nos estudos de Kleiman (2012), Lajolo (2001), Eco (2010) e Soares (2012), entre outros. A metodologia utilizada neste estudo tem como parâmetro a pesquisa bibliográfica e qualitativa.