No presente trabalho, expomos uma proposta de leitura baseada na semiótica Peirciana, como uma possível ferramenta metodológica no ensino de literatura do Ensino Médio. Para tal, elegemos um poema de Augusto de Campos, dando ênfase aos possíveis modos de representação simbólicos que possam se apresentar no texto. Campos é um dos maiores poetas brasileiros vivos. Sua obra incisiva e versátil é ainda pouco explorada nas aulas de literatura do ensino médio. Embora tenha se destacado como um dos principais poetas e fundadores do movimento concretista, ele escreveu, no início da carreira, em versos livre. Em virtude disso, enfatizaremos esse momento de sua poética pouco conhecida e divulgada. A leitura dos poemas com ou sem recursos gráficos é uma experiência imprescindível aos leitores de qualquer idade. O ensino de literatura é uma prática desafiadora para o professor de língua portuguesa. Isto por que os manuais apresentam textos fragmentados e/ou também historicizam a literatura, negando a experiência que o contato com texto possibilita. Neste sentido, a semiótica peirciana promove a prática de leitura, partindo de elementos palpáveis presentes na linguagem literária que priorizam, assim, a obra e a sua relação com o leitor.