Este trabalho consiste num recorte do projeto de intervenção em desenvolvimento no Núcleo de Educação da Infância (NEI-CAp/UFRN) em uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental no qual trabalha o ensino de literatura a partir de sequências de leitura que valorizem o livro literário comum (LLC) e seu texto, nesse caso, os contos de “Tchau” (BOJUNGA, 2015), promovendo uma formação estética que faça jus à apropriação da literatura em suas dimensões artística e educativa. Para promover episódios de leitura que favoreçam tanto o desenvolvimento de estratégias, bem como oferecer o suporte necessário ao leitor em formação, tomou-se abordagem de Graves & Graves (1997) como eixo estruturante da proposta para planejar sessões subsidiadas pelo método de leitura por andaimes (scaffolding) além de possibilitar o ensino e aperfeiçoamento de estratégias de leitura através da mediação pedagógica. Considera-se ainda o aporte dos estudos de Amarilha (2013), Souza (2011), Fontana (2005), Vigotski (2007), Yunes (2012), Iser (2002) e Smith (2003). Agregando a proposta de leitura mediada possibilitamos situações de fruição do texto literário unindo outras linguagens artísticas, a saber: a fotografia, pintura e o cinema (curtas-metragens). Dessa forma contribuímos para integrar a literatura no ensino fundamental possibilitando a articulação entre o viés literário com outras representações artísticas a fim de proporcionar uma formação estética tomando uso do LLC com o instrumento favorecedor dessa experiência além de aperfeiçoar habilidades leitoras para se constituir-se leitor de ficção na escola.