"ADORO SAGAS, MAS NUNCA LI UMA AFRICANA"
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25829 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 214 "inscrito_id" => 789 "titulo" => ""ADORO SAGAS, MAS NUNCA LI UMA AFRICANA"" "resumo" => "Um dos instrumentos mais eficazes no fomento da construção crítica e reflexiva de um estudante é a obra literária. Com a ascensão econômica vivida pelo Brasil nos últimos anos e o maior acesso à informação, jovens começaram a ler mais. Contudo, percebe-se uma ausência de diversidade nas narrativas e obras que são escolhidas por eles. No segundo semestre de 2015, a editora Companhia das Letras publicou o volume um da primeira trilogia romântica/fantástica angolana, As areias do imperador 1: mulheres de cinzas,de Mia Couto. O enredo não apresenta grandes diferenças das sagas românticas que ocupam as listas de mais vendidas, porém requer uma atenção maior; essa obra, além de ser baseada em fatos reais, apresenta ao estudante brasileiro, dos anos finais de ensino médio, a proximidade histórica entre Brasil e Angola, que leva o leitor a (re)conhecer e entender movimentos culturais existentes no país latino. Levantar arcabouços teóricos e propor medidas que indiquem a utilização dessa saga africana em sala de aula são os objetivos centrais deste trabalho, que recorre a Freire (1996), Zilberman (2005), Lajolo (1998), Cosson (2006) e outros, para construir sua proposta de atuação e problematização sobre a importância de uma maior utilização de literaturas africanas nas escolas. Como resultado das pesquisas realizadas, é apresentado um apêndice com sugestões de obras literárias africanas – publicadas no Brasil - e séries escolares em que elas podem ser trabalhadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA" "palavra_chave" => "SAGAS, LITERATURA AFRICANA, ENSINO, DIVERSIDADES LITERÁRIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA7_ID789_22072016080711.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO LINARD NEIVA PIMENTA" "autor_nome_curto" => "SÉRGIO LINARD" "autor_email" => "linardsergio@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25829 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 214 "inscrito_id" => 789 "titulo" => ""ADORO SAGAS, MAS NUNCA LI UMA AFRICANA"" "resumo" => "Um dos instrumentos mais eficazes no fomento da construção crítica e reflexiva de um estudante é a obra literária. Com a ascensão econômica vivida pelo Brasil nos últimos anos e o maior acesso à informação, jovens começaram a ler mais. Contudo, percebe-se uma ausência de diversidade nas narrativas e obras que são escolhidas por eles. No segundo semestre de 2015, a editora Companhia das Letras publicou o volume um da primeira trilogia romântica/fantástica angolana, As areias do imperador 1: mulheres de cinzas,de Mia Couto. O enredo não apresenta grandes diferenças das sagas românticas que ocupam as listas de mais vendidas, porém requer uma atenção maior; essa obra, além de ser baseada em fatos reais, apresenta ao estudante brasileiro, dos anos finais de ensino médio, a proximidade histórica entre Brasil e Angola, que leva o leitor a (re)conhecer e entender movimentos culturais existentes no país latino. Levantar arcabouços teóricos e propor medidas que indiquem a utilização dessa saga africana em sala de aula são os objetivos centrais deste trabalho, que recorre a Freire (1996), Zilberman (2005), Lajolo (1998), Cosson (2006) e outros, para construir sua proposta de atuação e problematização sobre a importância de uma maior utilização de literaturas africanas nas escolas. Como resultado das pesquisas realizadas, é apresentado um apêndice com sugestões de obras literárias africanas – publicadas no Brasil - e séries escolares em que elas podem ser trabalhadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA" "palavra_chave" => "SAGAS, LITERATURA AFRICANA, ENSINO, DIVERSIDADES LITERÁRIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA7_ID789_22072016080711.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO LINARD NEIVA PIMENTA" "autor_nome_curto" => "SÉRGIO LINARD" "autor_email" => "linardsergio@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }