Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo principal analisar as práticas dos professores da disciplina de Língua Portuguesa averiguando se as metodologias aplicadas durante o ensino dos conteúdos favoreciam a aprendizagem significativa. O estudo fundamentou-se nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (AS), segundo David Ausubel para analisar na didática em sala de aula a presença das condições necessárias e elementos motivacionais para a ocorrência da aprendizagem significativa. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva qualitativa, adotando o estudo de caso como opção metodológica. Participaram, como sujeitos da pesquisa, três professoras da rede municipal de Itapetinga, as quais tiveram suas aulas observadas quanto à clareza na exposição dos conteúdos, se os alunos dispunham de conhecimentos prévios e se manifestavam interesse pela aprendizagem. Realizou-se uma entrevista semiestruturada e percebeu-se através das entrevistas que elas trabalham de forma descontextualizada os assuntos da disciplina, não favorecendo uma aprendizagem significativa.