Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PRÁTICA DOCENTE E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: PRÁTICA DOCENTE, ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Comunicação Oral (CO) GT8 – DIDÁTICA E PRÁTICAS ESCOLARES
"2016-11-09 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1637
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25639
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1086
    "inscrito_id" => 2186
    "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo principal analisar as práticas dos professores da disciplina de Língua Portuguesa averiguando se as metodologias aplicadas durante o ensino dos conteúdos favoreciam a aprendizagem significativa. O estudo fundamentou-se nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (AS), segundo David Ausubel para analisar na didática em sala de aula a presença das condições necessárias e elementos motivacionais para a ocorrência da aprendizagem significativa. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva qualitativa, adotando o estudo de caso como opção metodológica. Participaram, como sujeitos da pesquisa, três professoras da rede municipal de Itapetinga, as quais tiveram suas aulas observadas quanto à clareza na exposição dos conteúdos, se os alunos dispunham de conhecimentos prévios e se manifestavam interesse pela aprendizagem. Realizou-se uma entrevista semiestruturada e percebeu-se através das entrevistas que elas trabalham de forma descontextualizada os assuntos da disciplina, não favorecendo uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT8 – DIDÁTICA E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA8_ID2186_30092016152013.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELÉCIA PAIVA SILVA PEDREIRA"
    "autor_nome_curto" => "HELÉCIA PAIVA"
    "autor_email" => "heleciapaiva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ- UESC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25639
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1086
    "inscrito_id" => 2186
    "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo principal analisar as práticas dos professores da disciplina de Língua Portuguesa averiguando se as metodologias aplicadas durante o ensino dos conteúdos favoreciam a aprendizagem significativa. O estudo fundamentou-se nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (AS), segundo David Ausubel para analisar na didática em sala de aula a presença das condições necessárias e elementos motivacionais para a ocorrência da aprendizagem significativa. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva qualitativa, adotando o estudo de caso como opção metodológica. Participaram, como sujeitos da pesquisa, três professoras da rede municipal de Itapetinga, as quais tiveram suas aulas observadas quanto à clareza na exposição dos conteúdos, se os alunos dispunham de conhecimentos prévios e se manifestavam interesse pela aprendizagem. Realizou-se uma entrevista semiestruturada e percebeu-se através das entrevistas que elas trabalham de forma descontextualizada os assuntos da disciplina, não favorecendo uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT8 – DIDÁTICA E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA8_ID2186_30092016152013.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELÉCIA PAIVA SILVA PEDREIRA"
    "autor_nome_curto" => "HELÉCIA PAIVA"
    "autor_email" => "heleciapaiva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ- UESC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo principal analisar as práticas dos professores da disciplina de Língua Portuguesa averiguando se as metodologias aplicadas durante o ensino dos conteúdos favoreciam a aprendizagem significativa. O estudo fundamentou-se nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (AS), segundo David Ausubel para analisar na didática em sala de aula a presença das condições necessárias e elementos motivacionais para a ocorrência da aprendizagem significativa. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva qualitativa, adotando o estudo de caso como opção metodológica. Participaram, como sujeitos da pesquisa, três professoras da rede municipal de Itapetinga, as quais tiveram suas aulas observadas quanto à clareza na exposição dos conteúdos, se os alunos dispunham de conhecimentos prévios e se manifestavam interesse pela aprendizagem. Realizou-se uma entrevista semiestruturada e percebeu-se através das entrevistas que elas trabalham de forma descontextualizada os assuntos da disciplina, não favorecendo uma aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.