Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

TEMPO E ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OBSERVAÇÃO EM UM CEI DO MUNICÍPIO DE PARINTINS NO BAIXO AMAZONAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, DIMENSÃO ESPACIAL, DIMENSÃO TEMPORAL Comunicação Oral (CO) GT 17 – EDUCAÇÃO INFANTIL
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25762
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1259
    "inscrito_id" => 1665
    "titulo" => "TEMPO E ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OBSERVAÇÃO EM UM CEI DO MUNICÍPIO DE PARINTINS NO BAIXO AMAZONAS"
    "resumo" => "A pesquisa versa o diálogo sobre o tempo e o espaço a partir de referencias e observações realizadas durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil-CEI no período de 13 de junho de 2016 a 29 de julho de 2016, no turno vespertino de turma do Maternal em um Centro Educacional Infantil do Município de Parintins, no Baixo Amazonas. Para se ter um resultado satisfatório a pesquisa foi desenvolvida em três etapas para um bom desenvolvimento do trabalho. A primeira etapa corresponde à pesquisa bibliográfica, onde propõe o pesquisador a ter o contato diretamente com as obras, artigos, e documentos que forneça o diálogo e o embasamento teórico sobre o tema estudado. A pesquisa bibliográfica serve como subsídio para esclarecimento sobre a temática, assim, surgindo os fichamentos e análises. Para isto, selecionamos livros, textos, artigos impressos e atualizados. A segunda etapa foi à pesquisa de campo, realizada em um Centro Educacional Infantil, da rede municipal de Parintins-AM. A terceira etapa consistiu na análise de dados, sistematização, correção e apresentação dos dados obtidos na coleta de dados. Nos resultados e discussões observou-se que o tempo e o espaço propicia inúmeros benefícios para o desenvolvimento educacional das crianças, e é dentro dessa perspectiva a ser trabalhado no ambiente escolar, que ele é encarado de forma eficaz, pois o mesmo propicia ao aprendiz novas formas de conhecimento. Nessa dinâmica o papel do educador é o de transformador da realidade da criança para melhor, acreditando que por meio do tempo e do espaço são o caminho para que as crianças de hoje se tornem adultos preocupados com a saúde coletiva, o bem estar social e com a natureza, tornando-se formadores de redes de cooperação em prol da paz e da vida, cabe ao ambiente escolar, enquanto formador de cidadãos, o olhar de cuidado, para saber aplicar situações de cooperação aos seus educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, DIMENSÃO ESPACIAL, DIMENSÃO TEMPORAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA17_ID1665_30092016204202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELINA LAÍS FARIAS MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "MELINA LAÍS"
    "autor_email" => "melinafarias31@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA - ICSEZ/UFAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25762
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1259
    "inscrito_id" => 1665
    "titulo" => "TEMPO E ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OBSERVAÇÃO EM UM CEI DO MUNICÍPIO DE PARINTINS NO BAIXO AMAZONAS"
    "resumo" => "A pesquisa versa o diálogo sobre o tempo e o espaço a partir de referencias e observações realizadas durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil-CEI no período de 13 de junho de 2016 a 29 de julho de 2016, no turno vespertino de turma do Maternal em um Centro Educacional Infantil do Município de Parintins, no Baixo Amazonas. Para se ter um resultado satisfatório a pesquisa foi desenvolvida em três etapas para um bom desenvolvimento do trabalho. A primeira etapa corresponde à pesquisa bibliográfica, onde propõe o pesquisador a ter o contato diretamente com as obras, artigos, e documentos que forneça o diálogo e o embasamento teórico sobre o tema estudado. A pesquisa bibliográfica serve como subsídio para esclarecimento sobre a temática, assim, surgindo os fichamentos e análises. Para isto, selecionamos livros, textos, artigos impressos e atualizados. A segunda etapa foi à pesquisa de campo, realizada em um Centro Educacional Infantil, da rede municipal de Parintins-AM. A terceira etapa consistiu na análise de dados, sistematização, correção e apresentação dos dados obtidos na coleta de dados. Nos resultados e discussões observou-se que o tempo e o espaço propicia inúmeros benefícios para o desenvolvimento educacional das crianças, e é dentro dessa perspectiva a ser trabalhado no ambiente escolar, que ele é encarado de forma eficaz, pois o mesmo propicia ao aprendiz novas formas de conhecimento. Nessa dinâmica o papel do educador é o de transformador da realidade da criança para melhor, acreditando que por meio do tempo e do espaço são o caminho para que as crianças de hoje se tornem adultos preocupados com a saúde coletiva, o bem estar social e com a natureza, tornando-se formadores de redes de cooperação em prol da paz e da vida, cabe ao ambiente escolar, enquanto formador de cidadãos, o olhar de cuidado, para saber aplicar situações de cooperação aos seus educandos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, DIMENSÃO ESPACIAL, DIMENSÃO TEMPORAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA17_ID1665_30092016204202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MELINA LAÍS FARIAS MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "MELINA LAÍS"
    "autor_email" => "melinafarias31@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA - ICSEZ/UFAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

A pesquisa versa o diálogo sobre o tempo e o espaço a partir de referencias e observações realizadas durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil-CEI no período de 13 de junho de 2016 a 29 de julho de 2016, no turno vespertino de turma do Maternal em um Centro Educacional Infantil do Município de Parintins, no Baixo Amazonas. Para se ter um resultado satisfatório a pesquisa foi desenvolvida em três etapas para um bom desenvolvimento do trabalho. A primeira etapa corresponde à pesquisa bibliográfica, onde propõe o pesquisador a ter o contato diretamente com as obras, artigos, e documentos que forneça o diálogo e o embasamento teórico sobre o tema estudado. A pesquisa bibliográfica serve como subsídio para esclarecimento sobre a temática, assim, surgindo os fichamentos e análises. Para isto, selecionamos livros, textos, artigos impressos e atualizados. A segunda etapa foi à pesquisa de campo, realizada em um Centro Educacional Infantil, da rede municipal de Parintins-AM. A terceira etapa consistiu na análise de dados, sistematização, correção e apresentação dos dados obtidos na coleta de dados. Nos resultados e discussões observou-se que o tempo e o espaço propicia inúmeros benefícios para o desenvolvimento educacional das crianças, e é dentro dessa perspectiva a ser trabalhado no ambiente escolar, que ele é encarado de forma eficaz, pois o mesmo propicia ao aprendiz novas formas de conhecimento. Nessa dinâmica o papel do educador é o de transformador da realidade da criança para melhor, acreditando que por meio do tempo e do espaço são o caminho para que as crianças de hoje se tornem adultos preocupados com a saúde coletiva, o bem estar social e com a natureza, tornando-se formadores de redes de cooperação em prol da paz e da vida, cabe ao ambiente escolar, enquanto formador de cidadãos, o olhar de cuidado, para saber aplicar situações de cooperação aos seus educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.