Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

SESSÕES REFLEXIVAS COM FOCO NO CAMPO MULTIPLICATIVO: UM ESTUDO JUNTO A PROFESSORES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: SESSÕES REFLEXIVAS, CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO, ENSINO FUNDAMENTAL, TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS Pôster (PO) GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25745
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 133
    "inscrito_id" => 2299
    "titulo" => "SESSÕES REFLEXIVAS COM FOCO NO CAMPO MULTIPLICATIVO: UM ESTUDO JUNTO A PROFESSORES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Buscou-se refletir sobre o enunciado das situações-problema multiplicativas elaboradas por professores do 5° ano do Ensino Fundamental antes e após a participação em Sessões Reflexivas conduzidas à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Pelo presente artigo, apresenta-se parte dos dados da pesquisa capturados junto a uma professora da rede pública do Município de Raposa/MA.  A pesquisa possui natureza qualitativa e os dados empíricos foram coletados através da realização de três Sessões Reflexivas, sendo duas destinadas à elaboração das situações-problema e uma destinada às reflexões teóricas. A análise dos enunciados das situações-problema forneceu elementos para sustentar que as Sessões Reflexivas contribuíram para avanços qualitativos, pois a professora fez ponderações buscando compreender a teoria vergnaudiana e elaborou situações-problema com base nessa teoria. Assim, foi possível perceber que este estudo repertoriou sua prática em sala de aula conduzindo à conclusão de que a professora ampliou sua competência na elaboração de situações-problema multiplicativas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "SESSÕES REFLEXIVAS, CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO, ENSINO FUNDAMENTAL, TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA16_ID2299_03092016180057.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO JEOVANE DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "JEOVANE "
    "autor_email" => "jeonasc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25745
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 133
    "inscrito_id" => 2299
    "titulo" => "SESSÕES REFLEXIVAS COM FOCO NO CAMPO MULTIPLICATIVO: UM ESTUDO JUNTO A PROFESSORES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Buscou-se refletir sobre o enunciado das situações-problema multiplicativas elaboradas por professores do 5° ano do Ensino Fundamental antes e após a participação em Sessões Reflexivas conduzidas à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Pelo presente artigo, apresenta-se parte dos dados da pesquisa capturados junto a uma professora da rede pública do Município de Raposa/MA.  A pesquisa possui natureza qualitativa e os dados empíricos foram coletados através da realização de três Sessões Reflexivas, sendo duas destinadas à elaboração das situações-problema e uma destinada às reflexões teóricas. A análise dos enunciados das situações-problema forneceu elementos para sustentar que as Sessões Reflexivas contribuíram para avanços qualitativos, pois a professora fez ponderações buscando compreender a teoria vergnaudiana e elaborou situações-problema com base nessa teoria. Assim, foi possível perceber que este estudo repertoriou sua prática em sala de aula conduzindo à conclusão de que a professora ampliou sua competência na elaboração de situações-problema multiplicativas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "SESSÕES REFLEXIVAS, CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO, ENSINO FUNDAMENTAL, TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA16_ID2299_03092016180057.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO JEOVANE DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "JEOVANE "
    "autor_email" => "jeonasc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ/UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Buscou-se refletir sobre o enunciado das situações-problema multiplicativas elaboradas por professores do 5° ano do Ensino Fundamental antes e após a participação em Sessões Reflexivas conduzidas à luz da Teoria dos Campos Conceituais. Pelo presente artigo, apresenta-se parte dos dados da pesquisa capturados junto a uma professora da rede pública do Município de Raposa/MA. A pesquisa possui natureza qualitativa e os dados empíricos foram coletados através da realização de três Sessões Reflexivas, sendo duas destinadas à elaboração das situações-problema e uma destinada às reflexões teóricas. A análise dos enunciados das situações-problema forneceu elementos para sustentar que as Sessões Reflexivas contribuíram para avanços qualitativos, pois a professora fez ponderações buscando compreender a teoria vergnaudiana e elaborou situações-problema com base nessa teoria. Assim, foi possível perceber que este estudo repertoriou sua prática em sala de aula conduzindo à conclusão de que a professora ampliou sua competência na elaboração de situações-problema multiplicativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.