Este artigo discorre sobre a percepção de graduandos (as) do 9º período de Pedagogia, da Universidade Federal do Maranhão, em Imperatriz-MA, quanto à abordagem das temáticas Gênero e Diversidade Sexual na escola. A presente pesquisa foi realizada durante a disciplina de Estudos Diversificados II e caracterizou-se como um relato de experiência, com sondagem exploratória e descritiva, sistematizando-se através do apoio bibliográfico e da análise do questionário respondido por 17 acadêmicos (as). Os resultados mostram que 94,0% são favoráveis ao ensino de conteúdos relacionados a gênero e sexualidade, 53,0% alegam não se sentirem preparados/as para abordar essas questões, 94,0% afirmaram que não foram orientados/as a lidar com essas questões, e nem lhes foi ofertado capacitação ou minicurso disponibilizado pela Universidade, envolvendo propostas pedagógicas e situações didáticas que contribuíssem para a sua prática docente. Diante do exposto, pretende-se reforçar a importância de problematizar os discursos de temas transversais nos espaços educacionais formativos.
Palavras-chaves: Gênero. Diversidade Sexual. Formação de Professores. Educação.