Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÃO DO EDUCADOR COM EDUCANDO

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, LETRAMENTO Pôster (PO) GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES
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      O artigo apresenta uma reflexão acerca da avaliação no processo de ensino- aprendizagem no 1º ano do ensino fundamental no que se refere à atuação da prática do educador. A questão norteadora do estudo consistiu em compreender de que forma a avaliação do educador interfere na formação integral do aluno? A partir desse problema foi delimitado o objetivo geral: Compreender o que é avaliação na perspectiva do educador do 1º do ensino fundamental. O estudo é de abordagem qualitativa, bibliográfica e de campo, e utilizou como instrumento e técnica de coleta de dados um questionário aplicado a uma educadora que atua nessa etapa. A avaliação é fundamental no processo de formação humana, considerar a avaliação como o único método de aprovação, é contribuir para o processo de exclusão. Avaliar é considerar todas as especificidades do educando em sala de aula, é pensar em uma avaliação como um processo de inclusão.\r\n
      Esse trabalho tem por finalidade refletir a prática de avaliação em uma turma de primeira série tendo em vista o que se propõe a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 a cerca do Ensino Fundamental (EF), notadamente para o primeiro ano, partindo do principio da aprendizagem da leitura e da escrita e como o educador a partir do ato de avaliar pode mediar o processo de desenvolvimento da criança na prática da alfabetização em  uma perspectiva de letramento.\r\n
      Diante das necessidades apontadas é importante que o projeto político pedagógico da escola assegure as especificidades das diversas áreas do conhecimento a essa criança, pois mesmo que ela não esteja alfabetizada ela faz parte desse processo do mundo letrado, é um direito constitucional da criança ter  acesso a língua escrita e  compete a escola ampliar os conhecimentos do educando desenvolvendo suas habilidades para ler e escrever.
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão acerca da avaliação no processo de ensino- aprendizagem no 1º ano do ensino fundamental no que se refere à atuação da prática do educador. A questão norteadora do estudo consistiu em compreender de que forma a avaliação do educador interfere na formação integral do aluno? A partir desse problema foi delimitado o objetivo geral: Compreender o que é avaliação na perspectiva do educador do 1º do ensino fundamental. O estudo é de abordagem qualitativa, bibliográfica e de campo, e utilizou como instrumento e técnica de coleta de dados um questionário aplicado a uma educadora que atua nessa etapa. A avaliação é fundamental no processo de formação humana, considerar a avaliação como o único método de aprovação, é contribuir para o processo de exclusão. Avaliar é considerar todas as especificidades do educando em sala de aula, é pensar em uma avaliação como um processo de inclusão. Esse trabalho tem por finalidade refletir a prática de avaliação em uma turma de primeira série tendo em vista o que se propõe a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 a cerca do Ensino Fundamental (EF), notadamente para o primeiro ano, partindo do principio da aprendizagem da leitura e da escrita e como o educador a partir do ato de avaliar pode mediar o processo de desenvolvimento da criança na prática da alfabetização em uma perspectiva de letramento. Diante das necessidades apontadas é importante que o projeto político pedagógico da escola assegure as especificidades das diversas áreas do conhecimento a essa criança, pois mesmo que ela não esteja alfabetizada ela faz parte desse processo do mundo letrado, é um direito constitucional da criança ter acesso a língua escrita e compete a escola ampliar os conhecimentos do educando desenvolvendo suas habilidades para ler e escrever.

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