Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÃO DO EDUCADOR COM EDUCANDO

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, LETRAMENTO Pôster (PO) GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES
"2016-11-09 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24786
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1325
    "inscrito_id" => 4173
    "titulo" => "A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÃO DO EDUCADOR COM EDUCANDO"
    "resumo" => """
      O artigo apresenta uma reflexão acerca da avaliação no processo de ensino- aprendizagem no 1º ano do ensino fundamental no que se refere à atuação da prática do educador. A questão norteadora do estudo consistiu em compreender de que forma a avaliação do educador interfere na formação integral do aluno? A partir desse problema foi delimitado o objetivo geral: Compreender o que é avaliação na perspectiva do educador do 1º do ensino fundamental. O estudo é de abordagem qualitativa, bibliográfica e de campo, e utilizou como instrumento e técnica de coleta de dados um questionário aplicado a uma educadora que atua nessa etapa. A avaliação é fundamental no processo de formação humana, considerar a avaliação como o único método de aprovação, é contribuir para o processo de exclusão. Avaliar é considerar todas as especificidades do educando em sala de aula, é pensar em uma avaliação como um processo de inclusão.\r\n
      Esse trabalho tem por finalidade refletir a prática de avaliação em uma turma de primeira série tendo em vista o que se propõe a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 a cerca do Ensino Fundamental (EF), notadamente para o primeiro ano, partindo do principio da aprendizagem da leitura e da escrita e como o educador a partir do ato de avaliar pode mediar o processo de desenvolvimento da criança na prática da alfabetização em  uma perspectiva de letramento.\r\n
      Diante das necessidades apontadas é importante que o projeto político pedagógico da escola assegure as especificidades das diversas áreas do conhecimento a essa criança, pois mesmo que ela não esteja alfabetizada ela faz parte desse processo do mundo letrado, é um direito constitucional da criança ter  acesso a língua escrita e  compete a escola ampliar os conhecimentos do educando desenvolvendo suas habilidades para ler e escrever.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA9_ID4173_30092016215713.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ MEIRELES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ MEIRELES"
    "autor_email" => "beatrizmeirelesdesouza@gm"
    "autor_ies" => "UNIVESIDADE FEDERAL DO PARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24786
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1325
    "inscrito_id" => 4173
    "titulo" => "A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÃO DO EDUCADOR COM EDUCANDO"
    "resumo" => """
      O artigo apresenta uma reflexão acerca da avaliação no processo de ensino- aprendizagem no 1º ano do ensino fundamental no que se refere à atuação da prática do educador. A questão norteadora do estudo consistiu em compreender de que forma a avaliação do educador interfere na formação integral do aluno? A partir desse problema foi delimitado o objetivo geral: Compreender o que é avaliação na perspectiva do educador do 1º do ensino fundamental. O estudo é de abordagem qualitativa, bibliográfica e de campo, e utilizou como instrumento e técnica de coleta de dados um questionário aplicado a uma educadora que atua nessa etapa. A avaliação é fundamental no processo de formação humana, considerar a avaliação como o único método de aprovação, é contribuir para o processo de exclusão. Avaliar é considerar todas as especificidades do educando em sala de aula, é pensar em uma avaliação como um processo de inclusão.\r\n
      Esse trabalho tem por finalidade refletir a prática de avaliação em uma turma de primeira série tendo em vista o que se propõe a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 a cerca do Ensino Fundamental (EF), notadamente para o primeiro ano, partindo do principio da aprendizagem da leitura e da escrita e como o educador a partir do ato de avaliar pode mediar o processo de desenvolvimento da criança na prática da alfabetização em  uma perspectiva de letramento.\r\n
      Diante das necessidades apontadas é importante que o projeto político pedagógico da escola assegure as especificidades das diversas áreas do conhecimento a essa criança, pois mesmo que ela não esteja alfabetizada ela faz parte desse processo do mundo letrado, é um direito constitucional da criança ter  acesso a língua escrita e  compete a escola ampliar os conhecimentos do educando desenvolvendo suas habilidades para ler e escrever.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA9_ID4173_30092016215713.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ MEIRELES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ MEIRELES"
    "autor_email" => "beatrizmeirelesdesouza@gm"
    "autor_ies" => "UNIVESIDADE FEDERAL DO PARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão acerca da avaliação no processo de ensino- aprendizagem no 1º ano do ensino fundamental no que se refere à atuação da prática do educador. A questão norteadora do estudo consistiu em compreender de que forma a avaliação do educador interfere na formação integral do aluno? A partir desse problema foi delimitado o objetivo geral: Compreender o que é avaliação na perspectiva do educador do 1º do ensino fundamental. O estudo é de abordagem qualitativa, bibliográfica e de campo, e utilizou como instrumento e técnica de coleta de dados um questionário aplicado a uma educadora que atua nessa etapa. A avaliação é fundamental no processo de formação humana, considerar a avaliação como o único método de aprovação, é contribuir para o processo de exclusão. Avaliar é considerar todas as especificidades do educando em sala de aula, é pensar em uma avaliação como um processo de inclusão. Esse trabalho tem por finalidade refletir a prática de avaliação em uma turma de primeira série tendo em vista o que se propõe a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 a cerca do Ensino Fundamental (EF), notadamente para o primeiro ano, partindo do principio da aprendizagem da leitura e da escrita e como o educador a partir do ato de avaliar pode mediar o processo de desenvolvimento da criança na prática da alfabetização em uma perspectiva de letramento. Diante das necessidades apontadas é importante que o projeto político pedagógico da escola assegure as especificidades das diversas áreas do conhecimento a essa criança, pois mesmo que ela não esteja alfabetizada ela faz parte desse processo do mundo letrado, é um direito constitucional da criança ter acesso a língua escrita e compete a escola ampliar os conhecimentos do educando desenvolvendo suas habilidades para ler e escrever.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.