O artigo apresenta uma reflexão acerca da avaliação no processo de ensino- aprendizagem no 1º ano do ensino fundamental no que se refere à atuação da prática do educador. A questão norteadora do estudo consistiu em compreender de que forma a avaliação do educador interfere na formação integral do aluno? A partir desse problema foi delimitado o objetivo geral: Compreender o que é avaliação na perspectiva do educador do 1º do ensino fundamental. O estudo é de abordagem qualitativa, bibliográfica e de campo, e utilizou como instrumento e técnica de coleta de dados um questionário aplicado a uma educadora que atua nessa etapa. A avaliação é fundamental no processo de formação humana, considerar a avaliação como o único método de aprovação, é contribuir para o processo de exclusão. Avaliar é considerar todas as especificidades do educando em sala de aula, é pensar em uma avaliação como um processo de inclusão.
Esse trabalho tem por finalidade refletir a prática de avaliação em uma turma de primeira série tendo em vista o que se propõe a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 a cerca do Ensino Fundamental (EF), notadamente para o primeiro ano, partindo do principio da aprendizagem da leitura e da escrita e como o educador a partir do ato de avaliar pode mediar o processo de desenvolvimento da criança na prática da alfabetização em uma perspectiva de letramento.
Diante das necessidades apontadas é importante que o projeto político pedagógico da escola assegure as especificidades das diversas áreas do conhecimento a essa criança, pois mesmo que ela não esteja alfabetizada ela faz parte desse processo do mundo letrado, é um direito constitucional da criança ter acesso a língua escrita e compete a escola ampliar os conhecimentos do educando desenvolvendo suas habilidades para ler e escrever.