FERREIRA, Luan Alves. Oficina do compasso: um método inovador de ensino. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25562>. Acesso em: 23/11/2024 05:01
Este trabalho apresenta um relato de experiência, vivenciado no Colégio Estadual Marechal Rondon pelos bolsistas do subprojeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins. O relato descreve as atividades desenvolvidas durante uma Oficina do Compasso realizada com os alunos do 9° ano da escola campo. As atividades desenvolvidas nesta oficina tiveram como objetivo o ensino dos conceitos de círculo e circunferência a partir da identificação das dificuldades encontradas nos alunos participantes do subprojeto em relação a tais conceitos matemáticos. A oficina teve como fundamentação teórica a abordagem histórico-cultural, autores que fundamentam teorias como a da Atividade e a Didática Desenvolvimental. A partir de estudos e criação de um plano de aula, notou-se também a necessidade de utilização da tendência História da Matemática no processo de ensino dos alunos. Apoiando-se nos PCN’s – Parâmetros curriculares Nacionais como orientadores de ensino. A atividade orientadora de ensino (AOE) e o espaço de aprendizagem trabalhada por Moura caracterizou o trabalho de uma forma mais ampla, tendo em vista que a atividade deve ser trabalhada da forma planejada, orientada, sistematizada e controlada, para um bom ensino. Os resultados evidenciaram a necessidade de ensinar conceitos matemáticos a partir de conhecimentos demonstrados pelos discentes. Esse modelo de trabalho aplicado aos alunos, desperta um maior interesse no estudo de matemática e uma boa aceitação em relação a atividades diferentes, notando que trabalhos semelhantes não são aplicados a eles em um momento ou outro em aula normal com o professor regente.