Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS AMAJARI - IFRR: PERCEPÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, EDUCAÇÃO DO CAMPO Pôster (PO) GT 42 - COTIDIANO ESCOLAR E PLANEJAMENTO DE ENSINO
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      No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR, mais precisamente, no Campus Amajari, a proposta pedagógica perpassa pelo trinômio educação profissional, educação do campo e educação indígena, caracterizando-se por inúmeros desafios e complexidades, assim o fazer pedagógico cotidianamente deve nos remeter a refletir e reconfigurar o processo educativo e um dos instrumentos teórico-metodológicos que nos permite transformar a prática educativa ao ser trabalhado de forma consciente e intencional é o planejamento pedagógico. \r\n
      Nessa perspectiva, faz-se necessário investigar as causas das dificuldades ou obstáculos  da prática docente presentes na construção do planejamento a partir da proposta pedagógica do Campus Amajari - IFRR, considerando a diversidade cultural e social dos estudantes e a formação em serviço,  no sentido que atenda às expectativas institucionais e educacionais requeridas nos cursos, considerando as especificidades contextuais da educação profissional e tecnológica, a educação do campo e educação indígena, quanto a formação de sujeitos críticos e  preparados para as demandas da sociedade. \r\n
      O planejamento escolar ou pedagógico representa um dos instrumentos teórico-metodológicos fundamentais para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem das instituições educacionais, devendo fazer parte desse processo de forma contínua, dinâmica e reflexiva, buscando sempre enriquecer e nortear a prática docente. Por isso, os atores sociais diretamente envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, os docentes, precisam se sensibilizar que a educação só pode ser formadora e transformadora se precedida de práticas pedagógicas planejadas e contextualizadas, construídas, desconstruídas e reconstruídas sempre que for necessário.\r\n
      Neste sentido, a prática docente e os meandros que perpassam o planejamento pedagógico requer um permanente diálogo com os conhecimentos e experiências no contexto escolar, particularmente, no ensino agrícola onde os sujeitos e contextos requerem dos profissionais maior sensibilidade e interação nos diálogos ainda não suficientemente compreendidos e concretizados nas interações destes. \r\n
      A prática pedagógica dos docentes da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do campus Amajari, chamados EBTT, é desafiadora considerando que a educação profissional se dá num campus agrícola. É sabido que a educação do campo vem passando por transformações significativas nos últimos anos o que reforça a necessidade de uma prática pedagógica consciente, problematizadora, dinâmica, reflexiva, crítica, ou seja, que atribua significado às ações educativas.\r\n
      Então, a presente pesquisa traz como problemática “Quais as percepções, desafios e perspectivas dos docentes referentes ao planejamento pedagógico e seus desdobramentos na prática profissional no Campus Amajari -IFRR?, na qual pretendemos nos debruçar e vislumbrar os reais desafios e possíveis perspectivas que o Campus Amajari – IFRR precisa para nortear sua proposta pedagógica.
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      Nessa perspectiva, faz-se necessário investigar as causas das dificuldades ou obstáculos  da prática docente presentes na construção do planejamento a partir da proposta pedagógica do Campus Amajari - IFRR, considerando a diversidade cultural e social dos estudantes e a formação em serviço,  no sentido que atenda às expectativas institucionais e educacionais requeridas nos cursos, considerando as especificidades contextuais da educação profissional e tecnológica, a educação do campo e educação indígena, quanto a formação de sujeitos críticos e  preparados para as demandas da sociedade. \r\n
      O planejamento escolar ou pedagógico representa um dos instrumentos teórico-metodológicos fundamentais para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem das instituições educacionais, devendo fazer parte desse processo de forma contínua, dinâmica e reflexiva, buscando sempre enriquecer e nortear a prática docente. Por isso, os atores sociais diretamente envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, os docentes, precisam se sensibilizar que a educação só pode ser formadora e transformadora se precedida de práticas pedagógicas planejadas e contextualizadas, construídas, desconstruídas e reconstruídas sempre que for necessário.\r\n
      Neste sentido, a prática docente e os meandros que perpassam o planejamento pedagógico requer um permanente diálogo com os conhecimentos e experiências no contexto escolar, particularmente, no ensino agrícola onde os sujeitos e contextos requerem dos profissionais maior sensibilidade e interação nos diálogos ainda não suficientemente compreendidos e concretizados nas interações destes. \r\n
      A prática pedagógica dos docentes da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do campus Amajari, chamados EBTT, é desafiadora considerando que a educação profissional se dá num campus agrícola. É sabido que a educação do campo vem passando por transformações significativas nos últimos anos o que reforça a necessidade de uma prática pedagógica consciente, problematizadora, dinâmica, reflexiva, crítica, ou seja, que atribua significado às ações educativas.\r\n
      Então, a presente pesquisa traz como problemática “Quais as percepções, desafios e perspectivas dos docentes referentes ao planejamento pedagógico e seus desdobramentos na prática profissional no Campus Amajari -IFRR?, na qual pretendemos nos debruçar e vislumbrar os reais desafios e possíveis perspectivas que o Campus Amajari – IFRR precisa para nortear sua proposta pedagógica.
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR, mais precisamente, no Campus Amajari, a proposta pedagógica perpassa pelo trinômio educação profissional, educação do campo e educação indígena, caracterizando-se por inúmeros desafios e complexidades, assim o fazer pedagógico cotidianamente deve nos remeter a refletir e reconfigurar o processo educativo e um dos instrumentos teórico-metodológicos que nos permite transformar a prática educativa ao ser trabalhado de forma consciente e intencional é o planejamento pedagógico. Nessa perspectiva, faz-se necessário investigar as causas das dificuldades ou obstáculos da prática docente presentes na construção do planejamento a partir da proposta pedagógica do Campus Amajari - IFRR, considerando a diversidade cultural e social dos estudantes e a formação em serviço, no sentido que atenda às expectativas institucionais e educacionais requeridas nos cursos, considerando as especificidades contextuais da educação profissional e tecnológica, a educação do campo e educação indígena, quanto a formação de sujeitos críticos e preparados para as demandas da sociedade. O planejamento escolar ou pedagógico representa um dos instrumentos teórico-metodológicos fundamentais para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem das instituições educacionais, devendo fazer parte desse processo de forma contínua, dinâmica e reflexiva, buscando sempre enriquecer e nortear a prática docente. Por isso, os atores sociais diretamente envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, os docentes, precisam se sensibilizar que a educação só pode ser formadora e transformadora se precedida de práticas pedagógicas planejadas e contextualizadas, construídas, desconstruídas e reconstruídas sempre que for necessário. Neste sentido, a prática docente e os meandros que perpassam o planejamento pedagógico requer um permanente diálogo com os conhecimentos e experiências no contexto escolar, particularmente, no ensino agrícola onde os sujeitos e contextos requerem dos profissionais maior sensibilidade e interação nos diálogos ainda não suficientemente compreendidos e concretizados nas interações destes. A prática pedagógica dos docentes da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do campus Amajari, chamados EBTT, é desafiadora considerando que a educação profissional se dá num campus agrícola. É sabido que a educação do campo vem passando por transformações significativas nos últimos anos o que reforça a necessidade de uma prática pedagógica consciente, problematizadora, dinâmica, reflexiva, crítica, ou seja, que atribua significado às ações educativas. Então, a presente pesquisa traz como problemática “Quais as percepções, desafios e perspectivas dos docentes referentes ao planejamento pedagógico e seus desdobramentos na prática profissional no Campus Amajari -IFRR?, na qual pretendemos nos debruçar e vislumbrar os reais desafios e possíveis perspectivas que o Campus Amajari – IFRR precisa para nortear sua proposta pedagógica.

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