No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR, mais precisamente, no Campus Amajari, a proposta pedagógica perpassa pelo trinômio educação profissional, educação do campo e educação indígena, caracterizando-se por inúmeros desafios e complexidades, assim o fazer pedagógico cotidianamente deve nos remeter a refletir e reconfigurar o processo educativo e um dos instrumentos teórico-metodológicos que nos permite transformar a prática educativa ao ser trabalhado de forma consciente e intencional é o planejamento pedagógico.
Nessa perspectiva, faz-se necessário investigar as causas das dificuldades ou obstáculos da prática docente presentes na construção do planejamento a partir da proposta pedagógica do Campus Amajari - IFRR, considerando a diversidade cultural e social dos estudantes e a formação em serviço, no sentido que atenda às expectativas institucionais e educacionais requeridas nos cursos, considerando as especificidades contextuais da educação profissional e tecnológica, a educação do campo e educação indígena, quanto a formação de sujeitos críticos e preparados para as demandas da sociedade.
O planejamento escolar ou pedagógico representa um dos instrumentos teórico-metodológicos fundamentais para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem das instituições educacionais, devendo fazer parte desse processo de forma contínua, dinâmica e reflexiva, buscando sempre enriquecer e nortear a prática docente. Por isso, os atores sociais diretamente envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, os docentes, precisam se sensibilizar que a educação só pode ser formadora e transformadora se precedida de práticas pedagógicas planejadas e contextualizadas, construídas, desconstruídas e reconstruídas sempre que for necessário.
Neste sentido, a prática docente e os meandros que perpassam o planejamento pedagógico requer um permanente diálogo com os conhecimentos e experiências no contexto escolar, particularmente, no ensino agrícola onde os sujeitos e contextos requerem dos profissionais maior sensibilidade e interação nos diálogos ainda não suficientemente compreendidos e concretizados nas interações destes.
A prática pedagógica dos docentes da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do campus Amajari, chamados EBTT, é desafiadora considerando que a educação profissional se dá num campus agrícola. É sabido que a educação do campo vem passando por transformações significativas nos últimos anos o que reforça a necessidade de uma prática pedagógica consciente, problematizadora, dinâmica, reflexiva, crítica, ou seja, que atribua significado às ações educativas.
Então, a presente pesquisa traz como problemática “Quais as percepções, desafios e perspectivas dos docentes referentes ao planejamento pedagógico e seus desdobramentos na prática profissional no Campus Amajari -IFRR?, na qual pretendemos nos debruçar e vislumbrar os reais desafios e possíveis perspectivas que o Campus Amajari – IFRR precisa para nortear sua proposta pedagógica.